Título de Eleitor Digital

Título de Eleitor Digital Quem tem Direito

O Tribunal Superior Eleitoral está sendo responsável por uma novidade que está gerando muitas dúvidas nos eleitores, trata-se do novo título eleitoral digital e você vai poder conhecer aqui todas as informações relacionadas a esse assunto. Se você também está com dúvida sobre o funcionamento, aproveite para esclarecer essas pendências.

titulo-de-eleitor-digital

Os processos públicos vêm sofrendo significativas alterações nos últimos anos e isso não tem sido mais uma novidade para a maioria das pessoas. Mas grande parte não imaginava que poderíamos ter a opção de título digital e agora essa realidade está disponível e só precisamos entender melhor como ela vai funcionar.

Essa nova iniciativa será usada em todo país, mas por enquanto ela ainda está sendo aplicada em poucas regiões. Ainda não se tem definido um prazo final para que o projeto esteja disponível a nível nacional, vamos acompanhando as novidades para que possamos ter conhecimento sobre quais são os principais detalhes envolvendo o mesmo.

O novo título eleitoral digital veio para deixar o processo mais rápido e também mais seguro. Agora você vai poder ter o seu título sendo acessado por um Smartphone ou tablet, esse é o novo modelo do documento e ele é tão válido quanto o modelo impressa.

Não é de hoje que os documentos do cidadão tem sido digitalizada, um grande exemplo disso é a própria carteira nacional de habilitação que foi o primeiro a ser disponibilizado nessa versão. Os benefícios foram tão grandes que agora o governo resolveu testar as novidade também no título eleitoral.

Cadastrar Título de Eleitor Digital

A principal dúvida envolvendo esse processo é como iremos fazer o cadastro, mas antes de deixar essas informações gostaríamos de considerar outros detalhes que são importantes e que você precisa saber.

Essa novidade também está sendo conhecida como e-título e por meio dele é que as pessoas vão poder ter acesso ao modelo digitalizada do título eleitoral, trata-se de um novo aplicativo oficial e desenvolvido exclusivamente para essa finalidade.

Esse mesmo processo de aplicativo exclusivo para apresentar o modelo documento digitalizado também aplicado quando se trata da CNH digital. Então não vai mudar muito processo e você só tem que entender as particularidades de cada um. Caso você já esteja aderido a CNH-e vai ficar ainda mais fácil para você entender.

Vamos compreender também quais são os benefícios de usar essa nova tecnologia:

  • Economia para o órgão público e também para o cidadão;
  • Menos desperdício ao fazer o processo de emissão da segunda via do documento;
  • Mais flexibilidade para o que cidadão acesse o seu documento;
  • Mais agilidade em verificar as informações desse documento.

Não podemos negar que o título eleitoral digitalizado é muito mais prático do que o modelo impresso, além disso, a sua validade é igual, por isso que vale a pena você fazer a solicitação do seu também e deixaremos aqui as informações para você entender como funcionará.

solicitar-titulo-eleitor-digital-e1532199307395

Vamos entender agora como você pode solicitar o título eleitoral digital para você poder ter acesso a esse novo modelo de documento. Essa etapa também é muito importante para poder esclarecer as dúvidas sobre como você pode ter acesso a esse novo modelo:

  • Entre na loja de aplicativos e pesquise o app: e-titulo;
  • Baixe o aplicativo, ele é gratuito;
  • Depois entre no app e veja que você tem acesso a vários dados e recursos;
  • Um dos recursos é o modelo digital do título de eleitor.

Uma diferença muito importante que precisa ser mencionada em relação ao título digital e o título impresso diz respeito à disponibilidade da foto no modelo disponibilizado. Isso significa dizer que a foto do cidadão estará disponível no documento digital, o que não acontece com o documento impresso.

Veja em quais tipos de smartphones você consegue utilizar esse aplicativo:

  • Disponível para Android;
  • Disponível para iOS.

Baixe o aplicativo e-titulo gratuitamente  use esse novo recurso disponível para você. É muito importante que você passa a ter acesso a recursos mais rápidos que os órgãos públicos vão disponibilizar e eles foram desenvolvidos justamente para que isso possa acontecer e deixar alguns processos bem mais fáceis para você.

O app titulo eleitoral está disponível para ser baixado nas duas plataformas que citamos anteriormente você não vai ter nenhum tipo de custo para fazer a utilização dele. O eleitor vai ter em mãos outras facilidades e funcionalidades a partir do momento em que ele for utilizar esse aplicativo, então ele não serve apenas para você ter o título em mãos.

O objetivo da criação desse aplicativo é que o cidadão passa a ter acesso a uma espécie de Portal com vários outros serviços e que estão vinculados à justiça eleitoral. Tanto é que podemos encontrar até mesmo informações sobre a quitação eleitoral, o que é algo bastante útil para as pessoas e não podemos deixar de utilizar para facilitar o nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *