CadÚnico Cadastro Online

Programa CadÚnico

Essa iniciativa do Governo Federal veio com o intuito de fazer a identificação e conhecimento das famílias brasileiras que se encontram em situação de pobreza. Vamos conhecer mais sobre o cadastro único do governo federal e como ele está atuando.

cadunico-cadastro-online-e1530465252858

Essa é considerada uma das principais fontes de acesso às informações das famílias de baixa renda e ela passou a ser uma das mais utilizadas até mesmo por outras esferas que são as estaduais e municipais. Pode ser algum programa que você tenha que participar vai cobrar a sua inscrição nesse cadastro.

O programa cadúnico pede que as famílias informe os dados tanto da pessoa que está solicitando o cadastro, como também de todos os demais componentes da família e é muito importante que as informações sejam verídicas e também atualizadas.

Quando um programa social é lançado, precisamos entender para quem ele está sendo destinada e essa é uma das principais informações que as pessoas acabam perguntando. Vamos entender mais sobre quem pode participar do cadastro único para você ver se está por dentro do escopo aprendida.

Levantar os requisitos sobre quem pode participar do cadastro único é bem mais simples do que você imagina e essas informações são bem acessíveis para todas as pessoas que desejam ter interesse sobre. Ainda mais para que elas podem ser consultadas até pela internet e sem ter que ir até o atendimento presencial.

Através desse conjunto de informações sobre as famílias brasileiras que se encontram na situação de pobreza e também de extrema pobreza é que os problemas sociais podem utilizar os dados como critério de seleção. Esse é o principal objetivo e ele se mostrou muito importante nos últimos anos.

O programa se mostrou tão importante nos últimos anos que ele vem sendo adotado cada vez mais e hoje temos muitos que atuam na área da saúde, áreas rurais e também a educação. Para você ter uma ideia melhor sobre a quantidade de programas que estão utilizando o cadastro único como critério de seleção, colocamos abaixo alguns exemplos:

  • Solicitação de isenção da taxa do Enem;
  • Solicitação de isenção da taxa no concurso público;
  • Garantia Safra;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Minha Casa Melhor.

É claro que existem outros programas e colocamos apenas algumas referências para você entender melhor a importância do cadastro único e quais são os casos e ele está se aplicando.

Quem pode se cadastrar?

Veremos agora quem pode se cadastrar no cadúnico para entendermos também a questão dos requisitos do programa, por que essas informações simples são importantes se tratam de qualquer tipo de programa social.

Abaixo está descrito os requisitos do cadastro único:

  • Para famílias que ganham até meio salário mínimo por pessoa;
  • Para famílias que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal ​tota​l.

Se você está atendendo os requisitos que foram colocados acima, você e sua família estão aptos a fazer o cadúnico do Governo Federal. O próximo passo é você conferir as instruções no próximo tópico para verificar onde é que esse cadastro pode ser realizada. Essa etapa também é muito importante.

Verifique se é possível fazer o cadastro único online.

cadastro-unico-online

CadÚnico Cadastro Online

Ainda não é possível fazer o processo de cadastramento CadÚnico pela internet e essa é uma das principais frustrações da maioria das pessoas, ainda mais diante de tanta serviços que temos informatizados nos órgãos públicos de todas as esferas administrativas.

Acontece que existem alguns passos necessários que os assistentes sociais precisam verificar para poder concluir o processo de cadastro das famílias e por isso que se precisa acontecer presencial, ainda mais a parte de apresentação dos documentos.

Se você tem interesse em fazer o cadastro CadÚnico online, saiba que essa modalidade ainda não está disponível, mas não deve demorar muito para que o próprio governo federal se organiza e para que isso possa acontecer, por que é uma funcionalidade que vem sendo bastante cobrada.

A Caixa Econômica Federal vai reunir todas as informações que você precisa saber sobre como problema funciona e também quem tem direito, pode ser uma ótima fonte online para você esclarecer demais dúvidas que possam surgir e que não foram colocadas aqui.

O cadastro online CadÚnico pode ser uma funcionalidade que vai mudar a vida de inúmeras pessoas, mas ela ainda não está disponível. O importante agora que você procure o Centro de Atendimento presencial para que você possa realizar esse procedimento o quanto antes e atendendo aos critérios necessários, conforme foram mencionados aqui.

Verifique as informações abaixo para que você possa saber onde fazer o seu cadastro:

  • Onde fazer o cadastro único: CRAS e demais órgãos autorizados.

Procure esse órgão e veja também o horário de funcionamento para que você compareça dentro do horário e consiga ter um retorno sobre a sua solicitação. Faça o procedimento no atendimento presencial e leve os documentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *