Como Funciona o CadÚnico?

O que é CadÚnico?

O governo federal é uma esfera administrativa responsável por várias frentes e também por ter uma iniciativa que permite conceder ao cidadão diferentes benefícios através de programas sociais. Vamos entender um pouco mais sobre esse cenário para que você fique por dentro de todas as informações possíveis.

como-funciona-o-cadunico-e1530107435413

Os programas sociais criados pelo Governo Federal utilizam a base de dados do CadÚnico. Esse sistema foi criado justamente pensando em uma forma de juntar todas as informações dos cidadãos em uma única base para que elas pudessem ser consultadas em qualquer situação.

A ideia Inicial desse programa CadÚnico foi justamente disponibilizar essas informações e isso hoje já é possível e já está acontecendo em todo o Brasil. Só precisamos entender como ele funciona e também como é que você pode estar fazendo a sua inscrição.

Agora que deixamos as informações para você entender melhor sobre o que é CadÚnico, o próximo top que te explicar como ele funciona e também como é que você vai poder fazer o seu cadastro para que você possa agilizar isso o quanto antes, caso seja necessário.

Como funciona o CadÚnico?

O funcionamento desse programa é algo fácil de ser entendido e basta você imaginar que você vai fazer um cadastro que não precisa ser repetido e por isso que ele é chamado de único, mas que você vai usar essas mesmas informações disponibilizadas para solicitar vários tipos de programas sociais.

A maioria dos programas sociais são voltados para as pessoas de baixa renda e o intuito é formar a base de dados no programa CadÚnico para que todos esses programas possam consultar essas informações e fazer a liberação do benefício ou não, depende de como vai ser a situação e também dos critérios pedidos.

Não existe um único órgão responsável por receber o cadastramento e o primeiro passo é que o cidadão entenda qual é o órgão responsável na sua região onde ele consegue fazer esse procedimento.

Com essas orientações sobre como funciona o CadÚnico, o próximo tópico você entender melhor como funciona também para você estar cadastrando, passou esse que é muito importante e que você não pode deixar de colocar em prática.

Depois que você faz o cadastro, você começa a ter acesso ao sistema online onde você vai poder acompanhar as informações sobre o mesmo e pode também estar fazendo atualizações de dados, o que é algo muito importante para essa base.

O sistema responsável por permitir que você Acesse as ferramentas online é a Caixa Econômica Federal, esse banco fica como o autorizado a fazer os pagamentos dos benefícios concedidos pelos programas que utilizam o Cadúnico, entre outros detalhes.

Para ficar mais fácil entendimento sobre o programa, colocamos abaixo as principais informações sobre o mesmo:

  • Programa de iniciativa do Governo Federal;
  • Ele é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras;
  • Essas famílias brasileiras são as que estão em situação de pobreza e extrema pobreza;
  • As informações concedidas no cadastro único podem ser utilizadas pelo Governo Federal, governo estadual e também governo municipal.

A partir do momento em que você entende que as suas informações e a da sua família serão disponibilizadas em uma única base de dados para que todas as esferas do governo possam consultar, caso seja necessário, é que você entende porque o cadastro é chamado de único.

cadunico-como-funciona

Cadastro CadÚnico

Para o processo de cadastramento é muito comum que as pessoas fiquem com dúvidas sobre o funcionamento e é sempre bom esclarecer esse procedimento para que ele fique o mais claro possível. O cadastro CadÚnico é totalmente gratuito e você não precisa estar se preocupando com relação aos custos.

A única parte não tão boa é que o processo de cadastramento não pode ser realizado online e será necessário que o interessado procure o órgão responsável da região em que ele mora para que esse cadastro possa estar acontecendo.

O cadastro programa CadÚnico não vai garantir o recebimento de nenhum tipo de benefício dos programas concedidos pelas esferas administrativas. Ele é apenas uma forma de você disponibilizar as suas informações, caso queira participar de algum programa.

Quando você faz a inscrição para participar de um programa como a bolsa família ou qualquer outro que vai analisar critérios de renda e entre outras informações, você pode estar utilizando os dados que você informou ao Cadúnico.

Agora que você sabe que para fazer a sua inscrição CadÚnico é necessário procurar o órgão responsável da sua região, não deixe de estar verificando essa informação quanto antes para que você já possa entrar em contato e apresentar a documentação necessária.

Alguns documentos vão ser pedidos e colocamos abaixo Quais são os principais para que você já possa ir organizando:

  • Documento de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos dos familiares.

Os documentos dos familiares vão depender muito da idade deles e se você realmente precisa comprovar a filiação, então não deixe de verificar essa informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *