Serviços Assistenciais NIS / CadÚnico

Cadastro Único para Serviços Assistenciais

Os serviços assistenciais vieram com o intuito de melhorar a vida de Inúmeras pessoas que se encontram no estado de pobreza e extrema pobreza. Por isso que eles são tão importantes e tão rezadas por inúmeras pessoas e Hoje iremos conhecer um pouco mais sobre eles.

servicos-assistenciais-cadunico

Além de deixar as informações sobre quais são esses serviços, também iremos conhecer o processo necessário para que possamos fazer a solicitação dos mesmos. Existem muitas famílias que precisam de serviços assistenciais e não sabe como funciona para ter acesso ao mesmo.

Nos últimos anos, o governo federal foi o responsável por implantar um dos principais programas para colher as informações sobre as famílias que se encontram na situação de pobreza e extrema pobreza e ele é conhecido como cadastro único.

Teremos também as informações sobre os Serviços Assistenciais cadúnico que traz para você a realidade sobre quais são aqueles programas que estão utilizando essa base de dados como critério para selecionar as famílias que serão beneficiadas.

O governo federal fez a criação desse programa com intuito de reunir uma única base de dados das famílias de baixa renda para que essa pudesse ser consultada por inúmeros outros programas sociais. Ficou bem mais fácil depois da criação e por isso que você não pode deixar de fazer o seu, caso ainda não tenha acontecido.

Caso você ainda não tenha realizado o seu cadastro único, faça o quanto antes procure o centro de referência de assistência social da sua região e leve os documentos que são necessários. Ainda não conseguimos fazer o processo de cadastro pela internet.

Quando você for procurar um centro presencial para realizar a sua inscrição no programa cadastro único, será necessário que você faça apresentação dos documentos pessoais e também da família. Não é necessário que toda a família compareça no processo de inscrição.

Anotamos abaixo quais são os documentos para o cadúnico, vamos dar uma olhada neles para que você já possa ir separando e organizando:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de escolaridade em caso de crianças e adolescentes;
  • Certidão de casamento, se for o caso.

Anote essas documentos e também não deixe de entrar em contato com a prefeitura da sua cidade para verificar se existe algum outro que você deve apresentar e também tirei as dúvidas se só o documento original vale ou se você tem que apresentar alguma cópia autenticada ou cópia simples também.

Existem os CRAS e também outros órgãos autorizados a fazer o cadastro das famílias interessadas em participar do programa cadúnico, será necessário verificar na sua região quais são os atualizados e isso pode variar um pouco de região para região e por isso que é importante você estar por dentro.

Pode se inscrever cadastro único aquela família que é de baixa renda e isso significa dizer que ela pode receber até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. Se você está fazendo atendimento desses requisitos é provável que você consiga fazer o seu cadastro mediante apresentação dos documentos pedidos.

cadastro-unico-quem-pode-fazer

Programas e Serviços Assistenciais

Os programas e serviços assistenciais vieram para mudar o cenário de inúmeras pessoas e por isso que eles passaram a ser de suma importância e são vários exemplos que poderíamos colocar dentro desse contexto. O mais importante mesmo é você verificar quais os benefícios você tem direito e quais são os requisitos pedido.

Colocamos alguns programas e benefícios sociais que utilizam cadastro único como referência para você ter uma ideia do como ele é importante e também como ele é utilizado como critério para estar selecionando as famílias que serão beneficiadas e sempre dando preferência para aquelas que mais precisam porque esse é o objetivo da maioria, poder mudar cada vez mais a vida das pessoas:

  • Bolsa Família;
  • Minha Casa Minha Vida;
  • Minha Casa Melhor;
  • Garantia Safra;
  • Isenção da taxa do Enem;
  • Isenção em concursos públicos.

A lista bem grande colocamos apenas algumas referências para você ter uma ideia melhor sobre o que o programa fase também em quais cenários ele costuma ser utilizado. É claro que o programa que você vai participar e pode ter alguns outros critérios seleção e será necessário que você leia o edital e demais informativos para poder entender melhor como vai funcionar no todo.

Através de um serviço assistencial é que a família consegue mudar o seu cenário na parte de educação, saúde e também lazer. Por isso que existem tantos problemas diferentes e tanto as particularidades aplicadas, dessa forma, governo consegue atender cada vez mais famílias que precisam realmente.

O número do Nis também é muito importante para você fazer a participação em qualquer tipo de programa social e por isso que também é importante que você tenha essa identificação. Muitos programas vão cobrar o número da identificação social para fazer o cadastro e o próprio cadúnico pode crer essa informação de você também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *