Programas Cisternas Cadastro Único

Como funciona os Programas Cisternas?

O programa cisternas foi desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e veremos aqui qual é o objetivo dele e também as suas particularidades para deixar mais esclarecido a todos aqueles que desejam participar do mesmo. Vamos entender um pouco mais sobre esse programa.

programa-cisternas-cadunico-e1530455344498

Ele também é conhecido como Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais e está presente desde o ano de 2003 e sempre vem fazendo a diferença na vida de inúmeras pessoas. Se formos pensar, o programa foi criado há bastante tempo e a sua manutenção vem sendo importante e por isso que o governo tem aplicado essa realidade.

O principal objetivo desse programa é promover o acesso à água para consumo humano e também para produção de alimentos e para isso o governo também tem a iniciativa de fazer a implantação de tecnologia simples e de baixo custo que são capazes de entregar esse resultado.

Como podemos observar, o programa cisternas é muito importante e ele tem um objetivo delicado e ao mesmo tempo que atinge a qualidade de vida de inúmeros brasileiros. Por esse motivo aqui ele continuou sendo aplicado e hoje é de suma importância para a qualidade de vida de inúmeras famílias em todo Brasil.

Existe um público definido que será atendido pelo programa e também veremos com mais detalhes no próximo tópico para você entender quais são eles, aproveite para estar analisando se você está entre essas pessoas para poder participar do programa.

Quem pode participar?

Conforme mencionamos anteriormente, existe um público de ser atendido pelo programa e precisamos entender quais são eles para que possamos verificar se estamos dentro das condições pedidas pelo mesmo.

O público são as famílias de baixa renda, dessa forma, fica mais fácil de você entender quem pode participar do programa cisternas. Se você é de baixa renda e atende aos demais requisitos que foram colocados abaixo, você é um forte candidato a ser beneficiado pelo programa, vamos entender mais sobre ele:

  • Destinado às famílias Rurais de baixa renda;
  • Famílias rurais que foram atingidas pela seca ou falta regular de água;
  • A prioridade é dada para povos e comunidades tradicionais.

Agora vamos entender um pouco sobre o programa cisternas cadúnico e qual é a ligação entre esses dois programas. Assim você vai entender melhor também como funciona o processo de inscrição, mas ele deverá ser verificado em detalhes no próximo tópico, onde as informações estão mais esclarecidas.

Outro assunto que devemos ter conhecimento quando se trata desse programa, diz respeito aos requisitos cobrados e não são apenas esses que mencionamos acima. Os requisitos programa cisternas vai analisar a situação da família antes de conceder o benefício e ele também vai ter algumas características.

Ao mencionarmos que o benefício vai ter algumas características, isso significa dizer que as externas serão aplicadas de maneiras diferentes, tudo vai depender da família e também do público alvo final.

Vamos conhecer quais são os tipos de cisternas do programa que podem ser instaladas:

  • Cisternas de água para consumo que são instalados ao lado das casas e que terão capacidade de armazenar até 16 mil litros de água potável;
  • Cisternas escolares que serão instaladas em escolas que estão no meio Rural e elas terão uma capacidade de armazenar até 52 mil litros de água potável;
  • Cisternas de água para produção e que terão uma capacidade de armazenar até 52 mil litros de água e que poderiam ser de uso individual ou coletivo da própria família.

programa-cisternas-cadastro-unico

Cadastro Único Programas Cisternas

Como você pode verificar acima, existem algumas particularidades e tipos de cisternas que serão instaladas através desse programa, mas aqui viemos falar como vai funcionar o seu processo de cadastro.

O cadastro único programas cisternas é um dos principais requisitos para você garantir a sua participação. Isso significa dizer que para você se inscrever nesse programa e ter acesso a uma cisterna para armazenar água potável, uma das premissas é você estar cadastrado no programa cadúnico.

Isso acontece porque esse programa vai utilizar os seus dados para selecionar os aprovados. Por isso que é importante você já ter o seu cadastro disponibilizado nessa base para que você possa dar sequência do procedimento.

Faça a sua inscrição programas cisternas e não se esqueça de garantir que os seus dados estejam disponibilizados no cadastro único porque é lá que o programa vai verificar se você está atendendo os requisitos. Sempre se lembrando que você precisa estar com os dados atualizados e isso significa que o seu cadastro precisa estar com os dados dos últimos 24 meses.

Caso você ainda não tenha realizado o seu cadastro único programas cisternas, saiba que através de um atendimento da sua região é que você vai poder fazer esse procedimento. Esse cadastro pode acontecer no CRAS ou em outro órgão autorizado, verifique como está funcionando na sua região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *