Identidade Jovem Como Fazer, Requisitos

O que é a Identidade Jovem?

O jovem sempre teve dificuldades na hora de comprovar o seu direito de ter acesso a meia entrada para diversos tipos de eventos. Diante dessa dificuldade é que o governo pensou no a melhor maneira de resolver o problema e hoje temos o programa ID Jovem.

identidade-jovem-inscricao-e1530461391271

Esse programa é bastante recente, mas já conta com inúmeras pessoas atendidas e cada vez mais temos novas que estão interessadas. Só que vamos precisar entender como é que funciona e também como é que podemos fazer a solicitação do benefício.

O programa Identidade Jovem está sendo executado pela secretaria nacional da Juventude e ela é o órgão responsável por colocar todas as diretrizes necessárias para tal. Por isso que precisamos entender o contexto envolvido e também o que garante a sua participação e o seu direito de acesso ao benefício.

Através da identidade jovem é que a pessoa ter acesso a um documento que vai permitir que ele tenha o benefício de meia entrada. Esse benefício é muito importante para que o jovem tenha acesso a eventos culturais de uma maneira muito melhor e mais acessível financeiramente.

Além de permitir o desconto, o programa também pode conceder o acesso gratuito ou também com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual. Portanto, os benefícios são muitos e é necessário que as pessoas entendam como elas podem solicitar o acesso.

Agora será necessário que você também tenha o seu cadastro único para que você possa fazer a sua inscrição programa identidade jovem, mas essa informação nós veremos com mais detalhes adiante para você entender melhor como funciona e quais são os passos que você precisa dar para que isso possa acontecer.

Quais são os descontos concedidos?

As dúvidas sobre quais são os benefícios concedidos através desse programa sempre estão presentes em inúmeras pessoas. Por isso que precisamos entender essa realidade e assim ter um conhecimento melhor sobre todas as vantagens envolvendo mesmo.

Atualmente, esses são os benefícios identidade jovem:

  • Pagamento de meia entrada, ou seja, 50% do valor dos ingressos para eventos de cultura e lazer;
  • Pagamento de meia entrada ou gratuidade no acesso ao transporte público interestadual;
  • Para o transporte público, sempre são reservadas duas vagas gratuitas por viagem em cada veículo;
  • A gratuidade no transporte vale tanto para ônibus, trem como também para embarcação.

Ao ter conhecimento de todas essas vantagens que foram colocadas acima, você consegue entender muito melhor como são os benefícios concedidos pelo programa e por que eles são tão importantes, por que realmente fazem a diferença.

Os descontos do programa identidade jovem foram desenvolvidos para que as pessoas pudessem ter uma participação melhor em problemas que envolvem sem cultura e lazer, elas também têm vantagem em cima do transporte público. Esses pontos sempre foram muito importantes para mudar o cenário da vida de Inúmeras pessoas.

identidade-jovem-cadastro-e1530461403166

Como Solicitar o Benefício?

A parte sobre a solicitação do benefício sempre pode gerar dúvidas nas pessoas e é importante esclarecer essa etapa. A primeira pergunta é sempre quem tem direito a identidade jovem para saber qual é a faixa etária e demais requisitos colocadas.

Colocamos abaixo outras informações relevantes para você estar verificando:

  • Benefício disponível para pessoas com idade entre 15 e 29 anos;
  • Benefício solicitado por estudantes com inscrição no cadastro único do Governo Federal;
  • Necessário que o cadastro único esteja atualizado pelo menos nos últimos 24 meses;
  • Necessário que a renda familiar seja de até 2 salários mínimos.

Essas informações vão permitir que você entenda melhor os requisitos do programa identidade Jovem e como você pode fazer a solicitação do mesmo. Não tem segredo e o processo seletivo é bem semelhante aos outros programas criados pelo governo e que utilizam como referência o cadastro único.

Agora que você sabe como fazer o ID jovem, corra atrás dos benefícios para que você possa ter acesso aos descontos o quanto antes e Caso você fique com alguma outra dúvida sobre o programa, existe o site da Caixa Econômica Federal que está reunindo todas as informações necessárias.

A sua adesão ao programa vai ser importante, existe um número grande de jovens que já estão usando todos os benefícios do programa e você pode ser o próximo, mas para isso é necessário que você siga os procedimentos necessários e já Garanta sua participação no cadastro único.

O cadastro único do governo federal vem sendo um dos programas mais importantes para concessão de benefícios para a população de baixa renda. Ele nada mais é do que uma base de dados que podem ser consultados por outros programas visando a seleção das famílias de acordo com os critérios estabelecidos.

Aproveite que esse benefício existe e que ele foi desenvolvido para você ter uma oportunidade melhor na hora de ter acesso a mais cultura e também ao transporte público, o que sempre foi dois pontos muito discutidos na sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *