Gratuidade no Transporte – Quem Tem Direito?

Gratuidade no Transporte

A gratuidade no transporte público não é algo que existe recentemente e isso significa dizer que já faz algum tempo que essa opção existe e ela acaba gerando dúvidas nas pessoas sobre quem realmente tem direito de estar utilizando esse benefício e aqui pensamos em responder essa informação para que fique mais claro para todas as pessoas que têm dúvidas a respeito.

gratuidade-transporte-e1535823174633

Uso do transporte público é algo muito importante na vida do brasileiro e pode ser importante tanto para que ele resolva questões profissionais, como também pessoais. Além disso, não podemos nos esquecer que os jovens e adultos também utilizam para poderem estudar, o que também é muito fundamental na formação do Cidadão.

Os anos foram passando e a população foi cobrando certo direitos do governo e hoje o transporte grátis é algo que existe o número separado de pessoas e temos que saber quem são essas pessoas e em quais casos esta opção pode ser solicitada.

Vamos resumir abaixo quais são os perfis de pessoas que costumam ter o direito de usar o transporte gratuito, aproveite para verificar se você está entre eles:

  • Estudantes;
  • Maiores de 60 anos;
  • Deficientes.

Mas existem outras pessoas que também conseguem ter acesso ao transporte público sem custos. Por isso que é bom conhecer mais detalhes para você verificar quais são eles e acaba sendo difícil não ficar perdido na hora de buscar o benefício e também na hora de entender todas as categorias.

Quem faz a garantia desse direito são as leis federais, estaduais e também municipais, por isso que você vai precisar verificar se existe alguma lei da sua região ou do seu estado que vai permitir que você tem acesso gratuito ao transporte e não se prenda apenas as leis federais.

Existem casos também em que as leis não trazem a gratuidade total, mas permitem que as pessoas utilizam com desconto de até 50% ou mais. Vai depender muito do que foi acordado em lei. Por esse motivo é que as particularidades podem mudar muito de região para região e as pessoas devem correr atrás do direito para não perder e não deixar nada passar.

Quem tem direito ao Gratuidade no Transporte?

Se a sua dúvida também é sobre quem tem direito ao transporte gratuito, vou sair daqui é sempre bom verificar as informações sobre as categorias de pessoas que conseguem usar sem custo transporte e se existe até uma lei municipal para você também poder abraçar essa oportunidade caso seja algo específico para sua região.

Existem muitos casos em que a pessoa tem direito e acaba adiando a utilização por que fica confusa na hora de fazer a solicitação e também na hora de entregar a documentação necessária. Se você estiver dentro desse cenário, recomendamos que você sempre procure as informações com antecedência, seja pela internet ou pelo atendimento telefônico, para que você possa ficar bem informada.

Ter acesso à informação é muito importante na hora de você correr atrás do seu direito. E hoje os problemas sociais que estão disponibilizando qualquer tipo de benefício ao cidadão costumam deixar as informações disponíveis na internet, o que facilita ainda mais o acesso à informação das pessoas interessadas e envolvidas.

O levantamento para responder à dúvida sobre quem pode usar o transporte gratuito vai depender muito da região onde cada pessoa mora, mas você pode considerar aquela lista que colocamos no tópico anterior porque ela aborda os perfis que normalmente estão inclusos Nos programas sociais que oferecem esse tipo de benefício.

quem-tem-direito-transporte-publico-e1535823189360

Agora é importante que você anote os documentos necessários para você poder solicitar, normalmente esses são os cobrados:

  • Número do CPF;
  • Número do RG;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de escolaridade, quando for para estudante.

Agora que você sabe quem tem direito à gratuidade no transporte, o próximo passo você está verificando Quais são os programas ativos para sua região e assim poder solicitar ele o quanto antes.

Passou a ser muito importante o uso desse transporte porque sabemos que o custo para que possamos nos locomover diariamente é grande e a partir do momento em que temos a opção de fazer isso de forma gratuita é cada vez maior e se você ainda não fez a solicitação do seu, procure não deixar para última hora.

Sem contar que a tarifa cobrada é algo que está sempre sendo discutida e passa sempre por atualização, então o orçamento também pode aumentar a partir do momento em que não nos organizamos para que isso se torne algo das nossas finanças.

O grande público que tem direito ao transporte gratuito está começando a ir atrás dos seus direitos e mostrando que eles realmente Estão interessados em usar esse benefício que foi difícil de ser conseguido ao longo dos anos, mas que hoje já está disponível e fazendo a diferença na vida de Inúmeras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *