Documento Nacional de Identidade – DNI Emissão

Documento Nacional de Identidade

Não faz pouco tempo que o documento Nacional de identidade está sendo negociado e ainda não se tem conhecimento sobre Qual é a data em que ele vai operar em todo Brasil, mas é importante irmos acompanhando as informações para que possamos entender um pouco mais sobre esse novo modelo de documento e também como é que ele vai funcionar.

documento-nacional-de-identidade

O Congresso Nacional é quem vai autorizar o lançamento do novo DNI e quem ainda não sabe para que ele serve e também não tem ideia de como será o modelo em que eles será gerado, vamos deixar aqui todas as informações necessárias para que esses detalhes possam ser esclarecidos o quanto antes. Ainda mais porque é uma mudança que atinge todos os brasileiros.

Ele está sendo considerado um projeto piloto onde teremos um modelo a ser lançado no Brasil e que teve a presença também do Tribunal Superior Eleitoral já que esse novo documento vai envolver vários tipos de dados. O objetivo é gerenciar apenas um documento que reúne todas as informações que o cidadão possui e que seja de uma forma mais simples e fácil de acontecer.

Esse novo DNI foi uma iniciativa eleitoral em parceria com Poder Executivo, mas o modelo ainda está sendo considerado um escopo do que pode ser gerado nos próximos meses e por isso que ele está ainda na fase de teste. Outra parte muito importante sobre esse novo documento é que ele vai poder ter o modelo digital e isso Vai facilitar ainda mais pelo fato de que através de um aplicativo gratuito é que o cidadão poderá visualizar o documento através de smartphones e Tablets.

Quem pode emitir?

A primeira pergunta quando estamos diante de um processo novo é saber quem são as pessoas que estão autorizadas a obter o mesmo e por isso que muitas pessoas também querem saber quem tem direito ao documento DNI. Para responder essa pergunta é muito simples e temos apenas que entender que o documento foi criado para que todos pudessem acessar o mesmo.

Para que você entenda um pouco melhor sobre a quantidade de informações que esse documento possui antes de entender quem é que Pode emitir, colocamos abaixo algumas informações adicionais sobre o funcionamento do mesmo. Esses são os dados que o documento tem objetivo de reunir:

  • Número do CPF;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento.

Essas são as informações que o documento dele vai conter e por isso que ele vem com uma proposta muito importante e que vai mudar bastante o cenário na vida dos brasileiros. Por esse motivo aqui temos que entender quem pode emitir e como isso vai acontecer e até no próximo tópico deixamos as informações sobre.

Agora vamos entender quem pode emitir o DNA e veja se você está diante do público que vai poder acessar:

  • Todos os cidadãos com os documentos sem pendências.

Como você pode ver, todas as pessoas que não possui nenhum tipo de pendência nos documentos atuais podem estar gerando esse modelo digital que está sendo chamado de DNI. Muito bom poder ter acesso a um documento tão importante como esse e que tem uma responsabilidade muito grande na vida das pessoas também pelo fato de reunir informações que precisamos usar diariamente.

emissao-dni-e1538473217242

Emissão do DNI

Agora você vai conhecer um pouco sobre o processo de emissão do documento Nacional de identidade. Muitas pessoas também estão com dúvidas sobre quem pode fazer esse tipo de emissão e onde é que isso vai acontecer, conforme colocamos anteriormente, ele é digital e ser através de um aplicativo gratuito que vamos conseguir.

Por ser um documento gratuito e por meio de um aplicativo, o primeiro passo para que aconteça a emissão do DNI é que o cidadão tenha smartphone e a partir daí é que ele pode baixar o aplicativo para poder utilizar o mesmo.

O aplicativo do documento Nacional de identidade é muito importante porque ele é oficial e somente o documento que é gerado por meio desse aplicativo que será válido e aceito para diversos fins. Por isso que você precisa utilizar o aplicativo e não tem como que você faça um print da tela, por exemplo.

Agora que você sabe as particularidades do processo de obter esse documento, o próximo passo é você baixar o app DNI para que você possa utilizar esse documento. Ele vai ser disponibilizado em breve para todos e ser através de uma leitura digital do qr-code apresentado no aplicativo que a pessoa possa ser identificada. Essa tecnologia é muito aguardada.

Uma tecnologia rápida e simples como essa veio com o objetivo de mudar a vida de inúmeros cidadãos e vale a pena que você tenha o seu também porque você vai ver como é fácil ter um documento no aplicativo e no seu smartphone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *