CRAS Cadastro Único

O que é CRAS?

Através do CRAS – Centros de Referência de Assistência Social – o postos autorizados é que as famílias de baixa renda poderão realizar o cadastro no programa cadastro único e é muito importante entender como funciona e também quais são os documentos necessários que deverão ser apresentados para tal.

cras-cadunico

Na maioria dos municípios brasileiros, o CRAS é o responsável por fazer o cadastramento das famílias de baixa renda no programa chamado Cadúnico. Por isso que a maioria deve procurar esses centros na hora de realizar esse procedimento e aqui você vai entender um pouco mais sobre como ele funciona.

Existem outros órgãos autorizados a fazer o processo de cadastro e vai depender muito da região em que você mora e como o município está se organizando para receber as inscrições das famílias interessadas. O programa é muito importante e por isso que várias famílias precisam realizar esse cadastramento.

Quando você for realizar o cadastro CRAS Cadunico, será necessário fazer a apresentação dos documentos pedidos para que o processo seja realizado. Esses documentos poderão incluir:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Título de eleitor;
  • Certidão de nascimento.

Além dos documentos que serão perdidos dos familiares, caso tenha. Faça apresentação de documentação necessária e saiba que o CAD único serve para que as famílias de baixa renda possam acessar diversos programas disponibilizados pelo governo federal, estadual e municipal.

Além do programa ser gratuito, o processo de inscrição também não gera nenhum tipo de custo e não precisamos estar nos preocupando com esse detalhe. Por isso que é muito importante você já separado os documentos que precisa e procurar o atendimento presencial quanto antes.

O cadastro é bastante rápido e necessita de poucos minutos para ser concluído, mas o importante é que você saiba que a documentação necessária precisa ser apresentada e Você precisa organizar essa parte o quanto antes, assim você já termina o processo de forma bastante rápida.

Cadastro Único CRAS

Ainda não temos uma ferramenta online que aceita a inscrição cadastro único CRAS, por isso que você tem que se dirigir até o atendimento presencial quando for realizar esse cadastro. A partir dele é que você vai poder solicitar a sua participação em vários programas e também benefícios concedidos pelo governo.

A partir do momento em que você faz o cadastro nesse programa, você passa a disponibilizar os seus dados para que os programas possam utilizar e avaliar se você está atendendo os requisitos que estão sendo perdidos. Programas como o bolsa família, ENEM, entre vários outros, vão utilizar essa base de dados.

O cadastro CRAS Cadúnico é rápido de ser realizado, desejo que você tenha em mãos os documentos necessários para Isso poderá acontecer e abaixo colocamos quem é que pode realizar o procedimento:

  • Famílias de baixa renda;
  • Famílias que recebam até três salários mínimos mensais;
  • Famílias com renda per capita por pessoa de até meio salário mínimo.

Atendendo os requisitos necessários é possível fazer o seu cadastro e disponibilizar os seus dados para o programa. Não será necessário que toda a família compareça para fazer o cadastro, basta que apenas uma pessoa responsabilize por declarar as informações de todos os membros para o entrevistador.

A pessoa que vai representar a família no processo de cadastro CRAS cadúnico deve ter pelo menos 16 anos e ser, preferencialmente, mulher. Mas isso não impede que homens também façam procedimento.

Para você entender melhor os possíveis programas e benefícios que podem ser concedidos a partir do momento em que você é cadastrado e atende aos demais requisitos deles, colocamos abaixo alguns como exemplo:

  • Programa Vivaleit;
  • Renda Cidadã;
  • Ação Jovem;
  • Família Paulista;
  • Programa Bolsa Família.

Os documentos necessários precisam ser apresentados de forma completa e é muito importante ter atenção quanto aos documentos da família que vão envolver certidão de nascimento, certidão de casamento, título de eleitor, entre outros.

cras-cadastro-unico-e1530111918770

Essa é a maneira de você comprovar que atende aos requisitos necessários para ser de baixa renda e poder ter acesso a vários outros serviços que estão vinculados ao cadastro único.

Sempre que as suas informações sofrerem atualizações, não se esqueça de estar fazendo as alterações necessárias para manter o banco de dados sempre atual. Isso impede que algum benefício seu seja suspenso, por exemplo.

Se você tiver alguma dúvida sobre o cadastro único CRAS, não deixe de procurar o órgão responsável da sua região para você estará esclarecendo as principais informações acerca desse procedimento e veja se eles tem atendimento telefônico para que seja mais rápido para você.

As famílias de baixa renda podem estar acessando os serviços e programas do Governo Federal, Estadual e Municipal com mais facilidade a partir do momento em que os dados estão concentrados nesse programa. Além disso, para muitos casos, o processo de seleção acaba exigindo que a família tenha a base de dados nesse programa para facilitar a seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *