Contribuição INSS CadÚnico

O que é INSS?

O Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS – é uma autarquia Federal responsável por organizar todos os benefícios concedidos pela Previdência Social. Hoje vamos tratar de um assunto que é um pouco atual e acaba gerando bastante dúvidas nos cidadãos.

contribuicao-inss-cadunico-e1530112101669

Esse assunto está relacionado a contribuição INSS CadÚnico. As pessoas de baixa renda podem fazer um tipo de contribuição diferente e isso já está em vigor há alguns meses, só temos que esclarecer alguns pontos para que fique mais claro processo e o que precisa ser feito nesse sentido.

O cadastro único para programas sociais do Governo Federal, também conhecido como CadÚnico, é hoje um dos principais para que as famílias possam fazer a solicitação de benefícios e programas em diversas áreas. Por isso que ele passou a ser tão importante e tão procurado também.

Esse é um meio que o governo viu de identificar e salvar os dados das famílias de baixa renda para que essas informações fiquem cada vez mais fáceis de serem acessadas por todos os programas e benefícios e precisão de determinado critério de seleção e sempre priorizando as pessoas que mais precisam.

Vamos entender melhor sobre como funciona o INSS CadÚnico para que você possa fazer o procedimento que for necessário para garantir o seu benefício e também a sua forma de contribuir. Reunimos aqui as principais informações sobre esse procedimento para que fique mais claro o entendimento sobre ele.

Programa Cadúnico

O programa é de iniciativa do Governo Federal, mas isso não impede que o estadual e municipal também faz o uso das informações reunidas nas famílias de baixa renda, muito pelo contrário, essas demais esferas já estão fazendo a utilização como critério de seleção para diversos programas e benefícios.

Com o cadúnico, ficou muito mais fácil reunir as informações as famílias de baixa renda e precisam solicitar a participação em programas como Bolsa Família, ENEM, Garantia Safra, entre outros. Por esse motivo é que muitas famílias estão correndo atrás para poder fazer o cadastramento o quanto antes.

Acontece que o processo de inscrição cadúnico não é feito pela internet e sim nos atendimentos presenciais autorizados do seu município. Muitos municípios brasileiros estão utilizando os CRAS para centralizar o processo de inscrição, mas isso não impede que outro órgão também auxilia nesse procedimento.

O importante é que você procure saber qual é o órgão responsável da sua região e faça a sua inscrição quanto antes. Quando for realizar o seu cadastro cadúnico, será necessário apresentar uma série de documentação e elas podem estar relacionadas com:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço.

Entre outros documentos que poderão ser cobrados também e você vai precisar detalhar melhor a lista atualizada para você organizar e apresentar o que está sendo pedido. Muito importante ter atenção quanto aos processos necessários para agilizar o seu processo de participação quanto antes.

O programa cadúnico é muito importante para as famílias de baixa renda. Mas o processo de inscrição ainda não está liberado para ocorrer online e será necessário procurar um atendimento presencial com os documentos necessários em mãos para que o representante da família faça inscrição no programa.

Importante entender que esse representante da família que está interessado em fazer o cadastro programa cadúnico precisa ter idade superior a 16 anos, caso contrário, o procedimento não é liberado.

contribuicao-inss-cadastro-unico

Contribuição INSS CadÚnico

A contribuição cadúnico INSS na verdade funciona como uma forma de comprovar o requisito para quem é de baixa renda. Isso acontece porque uma das modalidades de contribuição do INSS é o modelo facultativo.

O modelo facultativa para as pessoas de baixa renda vão exigir o prévio cadastramento no programa cadastro único e por isso que é importante que as famílias realizam esse procedimento, caso elas queiram comprovar que é de baixa renda e que precisam fazer a contribuição ao INSS de forma facultativa porque não tem nenhum outro tipo de renda declarada.

Algumas pessoas possuem dúvidas sobre o INSS cadúnico pelo fato de que é um requisito um pouco recente e que passou a ser cobrado nos últimos processos, mas que já está em vigor há bastante tempo.

Quando você for realizar a sua contribuição de forma facultativa e declarando que você é de baixa renda, será necessário apresentar a sua inscrição no cadastro único e ele será um requisito que você precisa preencher para fazer essa comprovação.

Muito importante que você tenha atenção nesses dois detalhes mencionados acima:

  • O cadastro precisa estar regularizado;
  • O cadastro precisa estar atualizado e com informações dos últimos dois anos.

Para aqueles que já possuem cadastro único e ainda não atualizar umas informações do mesmo nos últimos dois anos precisa fazer isso o quanto antes para solicitar a contribuição facultativa ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Então não deixe de se atualizar quanto a essa questão por que ela será cobrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *