Como ser Mesário Voluntário Eleições

Voluntário nas Eleições

Ser mesário nas eleições é algo ruim para algumas pessoas e ótimo para outras, por esse motivo que a própria justiça eleitoral deixa a critério do cidadão poder fazer a sua declaração de interesse ou não na participação desse processo. Reunimos aqui as informações para quem deseja ser voluntário.

como-ser-mesario-voluntario-nas-eleicoes

Se você ainda não sabe como ser voluntário nas eleições, saiba que esse processo pode ser muito simples e muito rápido, ao contrário do que a maioria das pessoas pensam. Mas a liberação da sua participação sempre vai depender da disponibilidade da seção eleitoral, ou seja, se ela não tiver vaga, não tem como liberar a sua participação.

O importante é que você entenda o processo de você fazer a inscrição para ser mesário nas eleições e possa informar que tem interesse na participação desse processo. A partir daí o próximo ao passa você aguardar o resultado para saber se você vai ser chamado ou não.

Outras pessoas acabam não gostando de ser mesário e por isso que algo bem relativo, mas a partir do momento em que você é convocado é necessário comparecer, a não ser que você tem algum motivo que realmente justifica a sua ausência. Caso você tenha, é necessário que você informe com antecedência para que o órgão possa se reorganizar e colocar uma pessoa no seu lugar.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza um site onde contém o espaço que o interessado precisa para declarar o seu interesse na participação do processo e tudo ocorre de maneira bastante rápida e informatizada, o que é tudo que você precisa para que as coisas fluam de maneira menos burocrática.

Recentemente, foi criado o programa mesário voluntário que tem o objetivo de estarem incentivando todas as pessoas que desejam participar dos serviços eleitorais nas mesas respectivas de votos. Isso significa que você consegue participar somente na sua sessão.

Reservamos abaixo algumas informações importantes para você entender como funciona o processo:

  • A sua inscrição poderá ser feita online;
  • Você pode trabalhar apenas na seção em que você vota.

Essas são as duas principais informações que você precisa saber sobre como funciona para ser mesário voluntário nas eleições. Agora vamos entender um assunto que também é muito importante é que muitas pessoas acabam procurando e que está relacionado com os tipos de benefícios que as pessoas conseguem acessar a partir do momento em que elas trabalham nas eleições.

Abaixo estão os benefícios para trabalhar nas eleições e você vai poder entender um pouco mais sobre os seus direitos nesse momento:

  • Pode servir como critério de desempate em concursos públicos – de depende muito se o edital adotar essa prática;
  • Até dois dias de folga no trabalho;
  • Certificado de reconhecimento de serviços prestados à justiça eleitoral.

Consideramos aqui os principais benefícios envolvendo a prática e que podem ser um diferencial para sua vida também, caso você esteja interessado em algum deles e sempre considerando que pode sofrer alteração a cada ano e depende muito da eleição de você participar. O importante é que você analisa bem essa opção e veja se ela realmente está atendendo o que você está procurando.

mesario-voluntario-eleicoes

Como ser Mesário Voluntário Eleições

Agora vamos entender como ser mesário voluntário nas eleições e é uma das principais dúvidas e que as pessoas não sabem como funciona para fazer o cadastro e declarar que realmente tem interesse em ajudar a justiça eleitoral nesse momento que é tão importante e também que sempre de mandar pessoas para estarem colaborando com o processo.

Para que as coisas aconteçam dentro do prazo estipulado e de forma segura e rápida é necessário pessoas que possam colaborar para que a justiça eleitoral entregue dentro do prazo. Por esse motivo é que ela acaba fazendo a contratação temporária dessas pessoas e que venham trabalhar tanto no primeiro turno, como também no segundo turno.

Para você ser mesário nas eleições é necessário declarar o seu interesse, a não ser que por um motivo aleatório isso já tenha sido escolhido pela própria justiça eleitoral. Caso não tenha acontecido com você, a declaração de interesse pode ser feita pela internet, conforme já mencionamos anteriormente.

  • Entre no site e faça seu cadastro para ser mesário nas eleições: http://www.tse.jus.br/eleitor/mesario/programa-mesario-voluntario
  • O seu cadastro será realizado dentro do site do Tribunal Superior Eleitoral e nele vai conter uma lista dos estados e você deverá escolher o seu. Depois que isso acontecer é necessário que você leia as informações em tela e conclua o processo.

Para concluir a sua inscrição para ser mesário nas eleições é necessário que você informe o seu número do título eleitoral e outras informações que serão pedidas. Você ainda vai ter um aplicativo para mesários e ele vai reunir uma série de informações que você precisa saber e seria interessante baixar depois que você for selecionado para ser um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *