CNDT – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas – Emissão

Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Apresentação da certidão negativa de débitos trabalhistas pode ser necessária para inúmeras finalidades e o ideal é que o cidadão aprenda como fazer a emissão desse documento de uma maneira mais rápida e simples para que ele gaste pouco tempo em cima desse procedimento.

emitir-cndt-trabalhista-e1533032186415

Hoje é cada vez maior o número de processos que conseguimos acessar online e isso aí mostrando como iniciativa pública tem desenvolvido projetos tecnológicos eficientes para melhor atender a população. Caso você ainda não conheça o processo de emissão CNDT, aproveite para consultar aqui maiores informações.

O Tribunal Superior do Trabalho desenvolvido serviço pelo qual as pessoas interessadas podem fazer a emissão da certidão de forma gratuita. Aqueles que ainda não conhecem o procedimento poderiam aprender aqui como fazer com base nas instruções disponibilizadas.

Resumindo, não tem muito segredo para você poder emitir certidão negativa de débitos trabalhistas, mas como todo e qualquer serviço aqui encontramos online é muito importante que saibamos como usar e também quais são os detalhes principais que não podemos nos esquecer.

Além de poder gerar esse documento, você acaba tendo outras opções também dentro do mesmo espaço. Abaixo colocamos quais são as principais funções que você já encontra disponíveis para acesso:

  • Emissão da certidão;
  • Validação da certidão;
  • Regularização.

Todos esses serviços que colocamos acima também estão disponíveis de forma online gratuita dentro do site do TST. Mas hoje vamos focar informar para você como consultar a certidão negativa de débitos trabalhistas que é um dos documentos mais procurados e por isso que achamos importante trazer aqui os detalhes envolvendo a mesmo.

Pode ser que você tenha que apresentar a certidão negativa em ocasiões pessoais ou até mesmo profissionais, mas independente motivo pelo qual você precisa do documento, o mais importante é que você saiba aqui como é que você obtém ele pela internet e isso poucas pessoas sabem.

Ainda é grande o número de pessoas que acabam procurando os atendimentos dos órgãos públicos para poder emitir a CNDT. Agora você consegue fazer pela internet vamos explicar como é que vai funcionar.

Emissão Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas

Quando você acessar o serviço online, uma das primeiras informações que você tem que saber aqui a maioria deles não tem horário de funcionamento e isso implica em dizer que o acesso fica disponibilizado para você em qualquer dia da semana e também em qualquer horário.

cndt-certidao-negativa-de-debitos-trabalhistas-emissao

Existem alguns serviços que tem um certo limite de acesso, como é o caso da emissão da segunda via do boleto do FIES dentro do site da Caixa Econômica Federal. Mas os demais serviços costumam ser simples de serem acessados e por isso que você sempre deve ter atenção quanto a essa informação.

Quando você quiser consultar certidão negativa de débitos trabalhistas, você vai precisar seguir as mesmas etapas que estão descritas abaixo, vamos entender agora como é que funciona:

  • Entre no site do TST: http://www.tst.jus.br/certidao
  • Você deverá clicar na opção que você deseja que no caso é emitir certidão;
  • Na próxima tela, o sistema vai pedir que você informe o número do CNPJ ou número do CPF;

Com base nisso, você percebe que a emissão pode ser fé tanto por pessoas físicas, como também por pessoas jurídicas, então é um outro ponto importante, por que muitas empresas também precisam comprovar que não tem nenhuma pendência e não sabem que é possível fazer pela internet também.

Depois que você fez o preenchimento do número do seu CNPJ ou CPF, o próximo passo é clicar no botão emitir para que ocorra a emissão online da certidão negativa de débitos e esse documento será gerado no modelo PDF, o que vai permitir que nenhuma alteração passa a ser feita e também que você possa imprimir.

Esse documento vai conter o seu nome completo, número do CPF, número da certidão que poderá ser utilizado para uma validação posterior e também a data e horário em que foi expedido. Além disso, o documento também tem uma data de validade que costuma ser de 6 meses.

Agora que você sabe como fazer a emissão online da CNDT, aproveite para que você possa usar esse sistema para poder gerar esse documento para você o quanto antes. Pode ser seja requisitado em ocasiões diversas e o ideal é sempre usar o recurso online que é muito mais rápido do que qualquer atendimento presencial.

Outros serviços poderão ser encontrados dentro do site do Tribunal Superior do Trabalho e o mais importante é saber utilizar sempre que você precisar. Não se esquecendo de fazer o correto preenchimento das informações pedidas para o sistema poder retornar as informações procuradas nesse momento.

O ideal é que você possa consultar a certidão negativa de débitos trabalhistas online e sempre que você precisar e esse objetivo o TST tem alcançado, porque dificilmente você encontra esse serviço fora de funcionamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *