Certidão de Nascimento 2 Via

Certidão de Nascimento

A certidão de nascimento é um documento que o cidadão precisa para fazer processos profissionais, pessoais, viagem, entre várias outras coisas e por isso que ele tem um grau de importância muito alto. Aqui as informações trazem dicas importantes para aquelas pessoas que precisam da segunda via desse documento.

certidao-nascimento-2-via

Você pode precisar da segunda via do documento para finalidades bem diversas e também por motivos que levaram você a perder ou até mesmo ter o documento danificado roubado. O importante mesmo é você entender o que precisa ser feito para que esse documento novo possa ser gerado o mais rápido possível para você, porque sabemos que os órgãos públicos não conseguem entregar na mesma hora o documento.

Existem vários documentos digitais como a carteira nacional de habilitação, título de eleitor e até mesmo a carteira de trabalho, mas a certidão de nascimento ainda não é um documento que está disponível no modelo digital, mas é muito provável que os órgãos públicos que irão disponibilizar nos próximos meses, ainda temos que aguardar a confirmação por parte deles.

O que você pode fazer agora é correr atrás da segunda via de certidão de nascimento para que o documento passe a ser gerado o quanto antes e esteja disponível para você. Vamos conhecer os passos necessários para que o documento passe a ser gerado e também se vai existir algum tipo de custo para você obter um mesmo.

Valor da Segunda Via

Existem alguns casos em que os órgãos públicos cobram para emitir a 2ª via do documento e em outros casos não íamos informações para você poder entender se vai existir algum custo para você obter o seu ou não.

O valor da segunda via da certidão de nascimento não é exemplo e isso significa dizer que vai ter uma taxa que você vai ter que pagar para que o documento possa ser emitida para você e não precisa se preocupar porque você vai ter a opção de solicitar a isenção a partir do momento que você atende os requisitos para tal, como também o valor não é tão elevado.

Para saber quanto custa a 2 via certidão de nascimento, dê uma olhada na estimativa de preço para esse ano, lembrando aqui quando se trata de taxas cobradas pelo governo é normal que ela sofreu um aterações todos os anos e por isso que sempre devemos considerar o valor mediano.

  • Valor médio: R$30,00.

Pode ser que esse valor esteja um pouco para mais um pouco para menos, vai depender muito do que está sendo cobrado e do que está sendo vigente nesse momento. A emissão só acontece depois que o sistema reconhece o pagamento da taxa e a partir daí é que você pode receber.

Para aquelas pessoas que são de família carente, a própria Defensoria Pública permite a emissão gratuita. Então não deixe de procurar os seus direitos, caso você esteja preenchendo os requisitos necessários para isso.

2-via-certidao-de-nascimento-e1533027755897

2 via Certidão de Nascimento

Quando vamos obter a segunda via de qualquer documento, devemos procurar na internet se existe a possibilidade de fazermos esse processo online e a recomendação é que você verifique aqui essas informações.

Existe um site chamado o registro civil do governo federal que permite que as pessoas façam o processo de emissão da segunda via da certidão de nascimento, certidão de óbito, certidão de casamento, entre outros documentos.

Para você poder fazer a utilização desse serviço, é necessário que você faça um cadastro no site e a partir daí é que você poderá fazer a sua requisição de qualquer tipo de documento que você precisa e que está disponível dentro desse Portal. Então vamos entender como funciona:

  • Entre no site para saber mais informações: https://www.registrocivil.org.br/
  • Você vai verificar que existem os serviços disponíveis e abaixo tem botão de requisitar e você deverá clicar nele.

Conclua todo o processo necessário para o documento ser emitido e a 2 via certidão de nascimento passa a ser gerada para você o quanto antes e lembrando que você vai ter opção também de emitir boleto para pagamento da taxa no site e de forma bastante simples.

Acaba sendo melhor você usar um recurso pela internet do que você ter que procurar algum atendimento presencial para essa finalidade, mas se você se sentir confortável apenas em realizar no atendimento presencial, não tem problema e você pode fazer isso sempre que precisar.

Aproveite para você conhecer também a possibilidade de você acessar outros serviços pela internet e não somente a emissão 2 via certidão de nascimento. Quanto mais você usa os recursos ao seu favor, melhor para você. Economia de tempo é um fator muito relevante na vida das pessoas e por isso que não podemos deixar de considerar esse detalhe também e sempre dando importância e preferência para os recursos online que são desenvolvidos para melhor nos atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *