Cartão do Cidadão Cadastro

Para que serve o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão permite que o cidadão faça o saque dos benefícios sociais e também trabalhistas com maior segurança e agilidade. Diante dessa função, podemos entender a importância desse cartão e também porque ele precisa ser solicitado sempre que você precisar de receber o benefício de algum programa ou até mesmo alguma questão trabalhista, como é o caso do seguro desemprego.

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São diferentes os motivos pelos quais você pode precisar desse cartão e o ideal é que você corra atrás para poder garantir o quanto antes. Hoje existem maneiras mais rápidas de você fazer isso e está liberado tanto a opção de emissão através do atendimento presencial, como também através do atendimento telefônico e em ambos os casos teremos um prazo de chegada do cartão e por isso que indicamos antecedência para aqueles casos em que a pessoa deseja receber o quanto antes.

Ficou mais fácil receber benefícios de programas sociais e também benefícios trabalhistas quando você tem esse cartão em mãos, por isso que a solicitação dele se faz necessária e vamos entender o contexto para que possamos deixar aqui as informações que você precisa saber a respeito.

Você vai poder anotar também o telefone para solicitar o cartão cidadão que é outro recurso bastante rápido e que permite que você faça tudo sem ter que sair de casa, o que acaba sendo o sonho de muitas pessoas. Afinal de contas, é bem mais econômico do que imaginamos.

Agora que você entendeu o que é o cartão cidadão e também para que ele serve, veja também como funciona o seu processo de solicitação e quais são as opções para que você possa fazer isso.

Cadastro Cartão do Cidadão

O seu processo de cadastro cartão cidadão pode ser feito de duas maneiras. A primeira é através dos atendimentos nas agências e a segunda é através do contato telefônico e o cidadão é quem vai fazer a escolha sobre qual é o método que fica melhor para ele estar efetuando.

O importante é que você faça a solicitação do cartão quanto antes para que você possa ter o mesmo em mãos. É muito ruim quando o cidadão tem algum benefício social ou trabalhista para receber e não tem o cartão em mãos.

Se você optar por fazer a emissão do cartão cidadão no atendimento da agência da Caixa, será necessário que você tenha atenção em alguns detalhes e o principal está relacionado com a documentação que você deve apresentar. Abaixo colocamos quais são os documentos:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Número do NIS.

Essas informações são muito importantes e também serão pedidas no próprio atendimento por telefone para validar a sua identificação e também para verificar se não existe nenhum tipo de cartão já emitido, assim não ocorre a duplicidade da emissão e fica mais fácil para você resolver a pendência.

Antes de você também fazer o processo de emissão é interessante que você saiba quem tem direito ao cartão cidadão, essa pergunta é muito comum e ela acontece porque precisamos entender quais são os tipos de cidadão que podem ter acesso ao cartão e reunimos abaixo essas informações:

  • Pessoas que possuem FGTS;
  • Pessoas que possuem rendimentos no PIS;
  • Pessoas que tem direito ao abono salarial;
  • Pessoas que têm direito ao seguro-desemprego.

Esses são até alguns exemplos de tipos de serviços que podem ser utilizados por meio desse cartão e que também são bem importantes.

Agora vamos entender como funciona o processo de solicitação por telefone, com base nas informações disponibilizadas no próximo tópico.

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Telefone para solicitar o Cartão do Cidadão

O telefone para solicitar o cartão do cidadão acaba sendo um dos recursos mais queridos pelas pessoas pelo fato de que é bem mais rápido e fácil pegar um telefone e solicitar algum tipo de serviço que você está precisando muito, ao contrário do que você ter que comparecer até um atendimento presencial e aguardar a sua vez na fila.

  • Anote o telefone para solicitar o cartão do cidadão: 0800-726-0207.

Para que o procedimento de emissão do cartão possa ser feito pelo telefone é recomendável que você tenha em mãos o seu número do PIS, isso vai ajudar a agilizar o seu atendimento.

Depois que você receber o cartão, o próximo passo será fazer a senha cidadão que vai habilitar utilização do mesmo. Através dos pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, agências da Caixa e também correspondentes da caixa aqui você pode fazer o cadastramento da sua senha para poder utilizar o cartão.

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é o banco responsável por organizar esse processo do cartão e por isso aqui nele ficam concentrados todas as informações referentes ao mesmo. Além disso, você tem a praticidade também de utilizar o aplicativo da Caixa que reúne informações e serviços bem legais e úteis para você.

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