Cartão do Cidadão Cadastro

Para que serve o Cartão Cidadão?

O cartão cidadão permite que o cidadão faça o saque dos benefícios sociais e também trabalhistas com maior segurança e agilidade. Diante dessa função, podemos entender a importância desse cartão e também porque ele precisa ser solicitado sempre que você precisar de receber o benefício de algum programa ou até mesmo alguma questão trabalhista, como é o caso do seguro desemprego.

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São diferentes os motivos pelos quais você pode precisar desse cartão e o ideal é que você corra atrás para poder garantir o quanto antes. Hoje existem maneiras mais rápidas de você fazer isso e está liberado tanto a opção de emissão através do atendimento presencial, como também através do atendimento telefônico e em ambos os casos teremos um prazo de chegada do cartão e por isso que indicamos antecedência para aqueles casos em que a pessoa deseja receber o quanto antes.

Ficou mais fácil receber benefícios de programas sociais e também benefícios trabalhistas quando você tem esse cartão em mãos, por isso que a solicitação dele se faz necessária e vamos entender o contexto para que possamos deixar aqui as informações que você precisa saber a respeito.

Você vai poder anotar também o telefone para solicitar o cartão cidadão que é outro recurso bastante rápido e que permite que você faça tudo sem ter que sair de casa, o que acaba sendo o sonho de muitas pessoas. Afinal de contas, é bem mais econômico do que imaginamos.

Agora que você entendeu o que é o cartão cidadão e também para que ele serve, veja também como funciona o seu processo de solicitação e quais são as opções para que você possa fazer isso.

Cadastro Cartão do Cidadão

O seu processo de cadastro cartão cidadão pode ser feito de duas maneiras. A primeira é através dos atendimentos nas agências e a segunda é através do contato telefônico e o cidadão é quem vai fazer a escolha sobre qual é o método que fica melhor para ele estar efetuando.

O importante é que você faça a solicitação do cartão quanto antes para que você possa ter o mesmo em mãos. É muito ruim quando o cidadão tem algum benefício social ou trabalhista para receber e não tem o cartão em mãos.

Se você optar por fazer a emissão do cartão cidadão no atendimento da agência da Caixa, será necessário que você tenha atenção em alguns detalhes e o principal está relacionado com a documentação que você deve apresentar. Abaixo colocamos quais são os documentos:

  • RG ou CNH;
  • CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Número do NIS.

Essas informações são muito importantes e também serão pedidas no próprio atendimento por telefone para validar a sua identificação e também para verificar se não existe nenhum tipo de cartão já emitido, assim não ocorre a duplicidade da emissão e fica mais fácil para você resolver a pendência.

Antes de você também fazer o processo de emissão é interessante que você saiba quem tem direito ao cartão cidadão, essa pergunta é muito comum e ela acontece porque precisamos entender quais são os tipos de cidadão que podem ter acesso ao cartão e reunimos abaixo essas informações:

  • Pessoas que possuem FGTS;
  • Pessoas que possuem rendimentos no PIS;
  • Pessoas que tem direito ao abono salarial;
  • Pessoas que têm direito ao seguro-desemprego.

Esses são até alguns exemplos de tipos de serviços que podem ser utilizados por meio desse cartão e que também são bem importantes.

Agora vamos entender como funciona o processo de solicitação por telefone, com base nas informações disponibilizadas no próximo tópico.

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Telefone para solicitar o Cartão do Cidadão

O telefone para solicitar o cartão do cidadão acaba sendo um dos recursos mais queridos pelas pessoas pelo fato de que é bem mais rápido e fácil pegar um telefone e solicitar algum tipo de serviço que você está precisando muito, ao contrário do que você ter que comparecer até um atendimento presencial e aguardar a sua vez na fila.

  • Anote o telefone para solicitar o cartão do cidadão: 0800-726-0207.

Para que o procedimento de emissão do cartão possa ser feito pelo telefone é recomendável que você tenha em mãos o seu número do PIS, isso vai ajudar a agilizar o seu atendimento.

Depois que você receber o cartão, o próximo passo será fazer a senha cidadão que vai habilitar utilização do mesmo. Através dos pontos de atendimento, terminais de autoatendimento, casas lotéricas, agências da Caixa e também correspondentes da caixa aqui você pode fazer o cadastramento da sua senha para poder utilizar o cartão.

Veja como Funciona o CadÚnico:

Atualmente, a Caixa Econômica Federal é o banco responsável por organizar esse processo do cartão e por isso aqui nele ficam concentrados todas as informações referentes ao mesmo. Além disso, você tem a praticidade também de utilizar o aplicativo da Caixa que reúne informações e serviços bem legais e úteis para você.

Equipe de Redação Programas SociaisRedação Programas Sociais

Contamos com uma equipe de redação com profissionais especializados em Programas Sociais, nossa revisora de conteúdo também trabalha como Assistente Social no CRAS de sua cidade, com isso garantimos uma excelente qualidade no conteúdo aqui disponibilizado, para você que deseja receber alguns dos benefícios sociais, conseguir fazer o seu cadastro único de uma forma prática, evitando burocracias.

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