Carta Social Correios Cadastro Único

O que é a Carta Social Correios?

Se você também está com dúvidas sobre o que é a carta social Correios, chegou o momento de ter mais conhecimento sobre esse assunto e também sobre o objetivo da criação do mesmo. Vamos se reunir essas informações aqui para que todas as pessoas interessadas possam consultar e sair com as informações necessárias.

carta-social-correios-cadastro-unico

Esse será mais um serviço postal que é prestado pelos Correios e tem o objetivo de permitir o acesso da população aos serviços. O regulamento foi decretado pela portaria 469 no ano de 2012 e desde então continua em vigor e sendo utilizado por Inúmeras pessoas, mas é comum que não seja do conhecimento de todos.

O Ministério das Comunicações é o órgão que teve a iniciativa de criar esse programa e ele permanece vigente desde o ano de 2012. Só precisamos ter o conhecimento sobre quais são os principais detalhes que envolvem o mesmo e principalmente quem pode fazer utilização, já que ele não foi criado para toda a população como um todo, existem alguns tipos de limites que vamos colocar aqui.

O programa carta social Correios possui alguns critérios de aceitação que precisam ser atendidos para que a família possa ter direito a usar esse serviço, já Antecipamos que uma das premissas é que a família seja beneficiada pelo Bolsa Família, lembrando aqui até mesmos dependentes poderão utilizar o serviço e não só o representante da família.

Quais são as regras e quem tem direito?

Entender as regras da carta social Correios é um passo importante para você entender se terá o direito de utilizar esse benefício ou não. Por isso que vamos começar com essas informações para que você entenda o que está sendo cobrado:

  • Necessário que a família seja beneficiada do Bolsa Família;
  • O programa também pode ser utilizado pelos dependentes do programa;
  • A pessoa que está presa, seja ela brasileira ou não, também quem pode usar o serviço;
  • A carta social deve ter no máximo 10 gramas;
  • São aceitas apenas cinco postagens por dia.

Essas são as principais regras que você precisa ter conhecimento para entender como funciona a carta social Correios. Como podemos perceber, é mesmo as pessoas que se encontram com a liberdade de locomoção retida podem utilizar.

A informação sobre quem tem direito a carta social Correios é importantíssima para você identificar quem pode ser beneficiado com esse programa e também para que você possa conferir se você está fazendo atendimento desses requisitos cobrados ou não.

Aproveite para que você possa entrar no e verificar qualquer outra informação que você tenha interesse. Sempre lembrando que também será necessário que você faça seu cadastro único e essa informação será detalhada mais adiante.

Para saber quem pode participar da carta social correios e também como funciona o processo de cadastro é necessário ler as informações disponibilizadas no próximo tópico para que não fique nenhuma dúvida nesse sentido.

carta-social-correios-quem-tem-direito-e1530465728499

Cadastro Único Carta Social Correios

Esse é mais um exemplo de programa que faz a utilização do cadastro único como critério de seleção das famílias que vão utilizar os benefícios do mesmo. Vamos conhecer um pouco sobre ele para que possamos entender todo o contexto envolvendo ele.

Existem vários outros programas sociais que também pegam as informações do cadastro único do Governo Federal para verificar os dados das famílias de baixa renda que estão solicitando o benefício. Por isso que você vai ter que solicitar o seu, caso ainda não tenha feito.

Para realizar o cadastro único Carta Social Correios será necessário procurar os centros de referência de assistência social da sua região para fazer o procedimento. Caso esse órgão não esteja responsável pelo processo, verifique juntamente com a prefeitura qual é o órgão que está.

  • Veja onde fazer o cadastro único: CRAS ou outro órgão autorizado da sua região.

Para realizar o cadastro é indispensável que o responsável faça apresentação dos documentos necessários e não se esquecendo dos documentos dos entes familiares também. O mais importante é que você entra em contato com a prefeitura e pergunte a lista completa de todos os documentos que devem ser apresentados.

Ao ter conhecimento dos documentos que você deve apresentar na hora de fazer a sua inscrição cadastro único carta social Correios, você consegue se direcionar ao atendimento presencial ou uma única vez e já encerra essa questão.

Leve os documentos corretamente, saiba que eles precisam estar legíveis e também atualizados. Todas essas informações vão constar para você não ficar com dúvidas sobre como proceder sem erros.

Aproveite que encontramos informações online também e que podem ser bastante úteis para que você possa solucionar qualquer pendência que tenha ficado em diversos contexto desse programa. Vamos aproveitar a oportunidade e usar esse serviço do Correios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *