Cadastro Único – Consulta

CadÚnico Consulta

O Cadastro Único passou a ser um dos programas mais importantes para a população, por que é por meio dele que vários outros programas sociais utilizam dessa base de dado como critério de seleção.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a importância desse cadastro e também sobre como você pode estar realizando o seu, caso ainda não tenha acontecido. Já adiantamos que a Caixa Econômica Federal é o órgão responsável por administrar os cadastros.

O programa Cadastro Único é criado para unificar um só cadastro, como o próprio nome já fala, para todos os programas sociais que o governo federal foram lançar. Esse processo foi muito interessante e possibilitou a simplicidade dos processos de inscrição.

cadastro-unico

Faça o Registro no Cadastro Único

O Cadastro Único do Governo Federal é um programa muito importante e que você deve estar por dentro para poder fazer a sua participação. Além de tudo, ele não gera nenhum tipo de custo para você participar.

O que é o Cadastro Único?

É muito recorrente as pessoas terem dúvidas sobre o que é o cadastro único. Além de entendermos o que é, também precisamos entender para que ele serve e tudo isso será apresentado aqui com detalhes para você compreender.

Esse é o cadastro que você faz para poder participar de todos os programas sociais do governo federal e ele é, como o próprio nome já diz. Não precisa de você fazer mais de um cadastro para cada programa e apenas um será necessário.

Foi a partir do ano de 2003 que esse cadastro unificado se tornou único e passou a ser utilizado nas seleções de todos os programas que o governo federal estava lançando. A partir daí é que as pessoas passaram a ficar mais interessadas no mesmo, por que entenderam melhor como funciona o cadastro único.

Não pense que é somente o governo federal quem vai usar o banco de dados desse programa que reúne o cadastro único para cada cidadão. As esferas municipais e federais também podem utilizar e por isso que ele ganhou ainda mais importância nos últimos anos.

cadunico

Veja quais são as esferas que podem utilizar esse cadastro único:

  • Programas federais;
  • Programas estaduais e do Distrito Federal;
  • Programas municipais;
  • Bolsa Família;
  • CRAS;
  • INSS;
  • LOAS;
  • Passe Livre;
  • Entre outros programas sociais e do governo.

São todos os governos que estão autorizados a fazer a utilização dos dados que o cidadão disponibilizar no programa cadastro único. Por isso que o cidadão precisa fazer o preenchimento correto das informações pedidas e, sobretudo, sempre mantenha esses dados atualizados.

Cadastro Único Como Fazer

Agora que você entendeu todo o contexto por trás desse programa e por que que ele é tão importante, o próximo passo é você verificar as informações sobre como fazer cadastro único.

A partir das instruções sobre o processo de cadastramento é que você verá as informações necessárias para poder fazer o seu, caso ainda não tenha sido realizado. Esse passo é importantíssimo e te ensina certinho como é que funciona.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome é o órgão responsável junto com a Caixa Econômica Federal que é o agente operador, ele vai manter esses dados de todos os cidadãos fizerem o processo.

cadunico-consulta

A inscrição no Cadastro Único pode ser feita de forma rápida, mas você vai precisar apresentar a documentação necessária para que isso possa acontecer. E abaixo deixamos algumas informações compiladas para você não esquecer:

  • Procure a unidade da sua cidade responsável pelo cadastramento nesse programa;
  • Leve todos os seus documentos pessoais;
  • É obrigatório fazer a atualização dos dados a cada dois anos.

Consulta Cadastro Único

A sua inscrição no CadÚnico nesse programa não condiz com uma entrada automática em qualquer seleção e for acontecer e em qualquer nível do governo. Por isso que você tem que ir também declarar interesse em algum problema, caso queira participar do processo de seleção do mesmo. Você pode conferir o registro no Cadastro Único através do seu número do NIS.

Depois que você realiza o processo de cadastro é possível fazer a consulta CadÚnico online para verificar os seus dados e demais informações vinculadas ao mesmo. Essa fica dentro do site da Caixa Econômica Federal.

cadastro-unico-consulta

Siga as orientações abaixo para você entender como consultar cadastro único online:

Site da Caixa: www.cadunico.caixa.gov.br

Para acessar a página de serviços é necessário fazer o preenchimento do seu e-mail e senha. Caso você não se recorde dessas informações, o site tem a opção de você estar recuperando os seus dados de acesso.

Faça sua consulta no site da Caixa Econômica Federal sempre que você precisar obter as informações sobre o seu cadastro ou também através de algum atendimento presencial autorizado na sua região. A recomendação online é sempre maior pelo fato dela ser mais fácil de ser usada também.

O programa cadastro único é destinado às famílias de baixa renda e através dele você poderá participar de vários outros programas concedidos pelo Governo Federal, estadual e também municipal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *