Cadastro Benefício de Prestação Continuada – Consulta

O que é Benefício de Prestação Continuada?

A Constituição Federal garante a prestação de assistência social para as pessoas que necessitar e independente de contribuição. Isso acontece porque o próprio governo visa a proteção da família, maternidade, adolescência e velhice. Esse benefício também é chamado de prestação continuada.

cadastro-beneficio-por-prestacao-continuada-e1530109070101

Entender esse benefício é muito importante para verificar se você também tem direito ao mesmo e isso aconteça, não deixe de verificar aqui quais são as principais informações relacionadas e também como você pode realizar o seu cadastro e consulta desse benefício.

Não será necessário nenhum tempo de carência para o benefício de prestação continuada, esse é considerado o principal detalhe que difere esse tipo de benefício dos demais disponibilizados pela Previdência Social. Isso acontece porque ele é muito difícil você achar um benefício que não tem carência.

A carência seria aquele tempo mínimo que você tem que contribuir para ter direito de receber um benefício. Agora que você entende um pouco mais sobre o que é benefício de prestação continuada, acompanhando as informações para você entender também como funciona o processo de solicitação e consulta.

Nos últimos meses, tivemos uma mudança significativa para obtenção do benefício de prestação continuada e você também vai poder entender melhor o correto funcionamento e quais são os critérios que estão sendo aplicadas nesse momento.

Cadastro Benefício de Prestação Continuada

Precisamos ter conhecimento sobre quem tem direito ao benefício de prestação continuada para que possamos analisar se os requisitos cobrados estão sendo preenchidos. Mesmo porque, eles serão analisados na concepção e uma vez que não é preenchido, o benefício não é disponibilizado.

Esse benefício é voltado para uma parcela específica da sociedade e abaixo mencionamos qual é ela:

  • Benefício disponível para pessoas acima de 65 anos;
  • Benefício concedido também para as pessoas incapazes de participar de forma ativa na sociedade.

Esses são os principais critérios utilizados para selecionar quem pode receber benefício de prestação continuada e quem não pode, mas é é claro que existem outros detalhes que serão avaliados também.

O principal requisito é fazer a comprovação de que o interessado e também a família não tem condições de manter a pessoa, isso vale tanto para o idoso, como também para a pessoa com deficiência. Por isso que é muito importante ter atenção nesses detalhes também.

O valor do benefício de prestação continuada é um salário mínimo vigente e esse valor é pago mensalmente. Uma vez que os requisitos são preenchidos, o interessado pode fazer a solicitação para que o órgão público faça a análise e concessão do pagamento.

Será necessário que uma assistente social faz avaliação da situação financeira, social e econômica do interessado para avaliar se ele tem mesmo direito de receber esse benefício todo mês. Essa etapa é muito importante e deverá ser realizada como critério de aprovação.

Abaixo colocamos outras informações sobre quais são as despesas que serão descontadas e essa parte muito importante para você entender como a análise funciona:

  • Despesas com medicamentos;
  • Despesas com alimentação especial;
  • Fraldas descartáveis;
  • Consultas na área de saúde.

Esse benefício é importante e acaba sendo disponibilizado em um momento delicado da vida do cidadão, por isso que ele precisa ser analisado e os requisitos preenchidos.

beneficio-prestacao-continuada-cadastro-e1530109096965

Como Fazer a Consulta Online?

O Instituto Nacional do Seguro Social é o órgão que continua sendo responsável pelo pagamento desse benefício e por isso que todas as informações sobre o mesmo estão concentradas tanto no site desse órgão, também através dos atendimentos presenciais das agências.

O importante é que você encontre o melhor meio para você consultar benefício de prestação continuada, assim você economiza muito mais tempo e consegue obter mais rápido resposta que você está procurando no momento.

Existem vários serviços disponíveis no site do INSS onde você poderá consultar e até mesmo fazer alguns tipos de avivamentos. Todos eles vão funcionar mediante preenchimento correto das informações pedidas e por isso que você não pode se esquecer dessa etapa.

Faz preenchimento correto das informações pedidas e aguardo retorno do sistema para que você possa consultar benefício de prestação continuada online. A consulta pode acontecer em qualquer dia da semana e em qualquer horário, só terá que ter atenção quanto ao processo de funcionamento uma vez que você for realizar essa consulta no atendimento presencial.

O processo para agendar a sua solicitação também é muito importante e vem antes do processo de consulta, por isso que você pode dar uma olhada no site para conhecer os demais serviços que também se encontram disponíveis e acessíveis para você em qualquer dia da semana e em qualquer horário.

O INSS mudou a forma de atender o público e vem mostrando como ele consegue ser bastante rápido na solução de problemas, para você acompanhar cada detalhe para poder entender um pouco mais a respeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *