Abono de permanência para Professor

O que é Abono de permanência para Professor?

Para muitas pessoas, o benefício de abono de permanência para o professor é algo recente, mas não é bem assim que isso acontece e saiba que desde a Constituição de 1988 os professores já contam com a possibilidade de poder aposentar de forma mais cedo. Essa possibilidade se justifica em razão da atuação no magistério e hoje vamos conhecer maiores detalhes a respeito.

quem-tem-direitoabono-de-permanencia-professor-e1536017028904

Quando o tema é aposentadoria, sabemos que ela sofre alterações diferentes ao longo dos anos, por isso que sempre devemos ter conhecimento sobre o que está sendo aplicado e o que está vigente no momento. Por que pode ser que alguma lei altere a concessão de algum tipo de benefício que é pago.

O primeiro passo é entender o que é abono de permanência para professor para podermos compreender também o que se beneficiou com sede e como ele é aplicado. Somente assim para que possamos verificar se realmente estamos recebendo no que deveríamos e também se estamos preenchendo os requisitos necessários para que a concessão possa acontecer.

Todo e qualquer benefício tem as suas particularidades e por isso que precisamos levantar essas informações para que elas fiquem cada dia mais claras para nós e aqui apresentamos algumas informações importantes para você saber um pouco mais sobre esse assunto e poder se organizar certinho.

Veja quem tem direito ao abono de permanência para professor:

  • Professor do ensino médio;
  • Professor do ensino fundamental.

Por muitos anos, os professores universitários tentaram terá redução também e ainda não conseguiram, por isso que se mantém o benefício estendido Apenas para quem leciona no ensino médio ou no ensino fundamental. Mas não basta dar aulas dentro desse cenário, você também terá que preencher os requisitos e também vamos avaliar isso adiante.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre quem pode receber esse tipo de benefício é importante saber também como solicitar ele e essas informações foram concentradas no próximo tópico para você ter uma visão mais completa do assunto. Caso você já preenche os requisitos necessários, não deixa de estar solicitando o quanto antes.

Antes ainda de apresentarmos as instruções necessárias para você entender como funciona e como solicitar, gostaríamos de falar também sobre qual é o benefício que esse tipo de abono vai conceder. Abaixo descrevemos do que se trata:

  • O benefício com sede a redução de 5 anos na idade e no tempo de contribuição.

Esse é o principal benefício oferecido e por isso que professores correm atrás assim que eles preenchem os requisitos para poder receber o mesmo. Vamos acompanhar agora como eu processo de solicitação que também é muito importante e acaba gerando dúvidas em muitas pessoas.

abono-de-permanencia-professor-e1536017054463

Como Solicitar o Abono?

Se a sua dúvida sobre como solicitar o abono de permanência para professor, saiba que ela é bastante comum e vai acontecer com todas as pessoas que ainda não realizaram o procedimento, então é válido você acompanhar aqui as principais informações para você entender maiores detalhes a respeito.

O Supremo Tribunal Federal disponibilizou várias jurisprudências nos últimos anos acerca desse assunto e por isso que é muito importante que o cidadão esteja por dentro nos detalhes necessários para Isso poderá acontecer e sempre considerando as particularidades que esse assunto traz.

Em muitos casos, para solicitar o abono de permanência para o professores é necessário fazer o procedimento direto na prefeitura da cidade. Na cidade de São Paulo, por exemplo, todas as orientações e o processo de solicitação pode ser iniciado online ou até mesmo nos atendimentos presenciais.

Caso você ainda não tenha verificado essa opção, recomendamos que você utilize como referência o site da Prefeitura de São Paulo para você entender como funciona e como solicitar:

Não podemos deixar de correr atrás dos benefícios que temos atualmente e sempre considerando que cada um tem as suas particularidades e precisamos ter atenção a isso. Então não deixe passar nenhum detalhe e saiba que se você está atendendo ao que está sendo pedido é muito importante que você corra atrás do seu benefício para que ele possa ser liberado para você o quanto antes.

O abono para professor é um dos benefícios mais visitados nos últimos anos e ele vai permitir uma redução no tempo de aposentadoria. Sabemos que o tempo de aposentadoria no Brasil é longo e por isso que as pessoas precisam entender que vale a pena abraçar esse direito, uma vez que ele está concedido para os professores do magistério.

Sempre que você sentir qualquer dúvida a respeito, consulte também a própria agência do INSS ou a central de atendimento pelo telefone 135. Eles te passaram todas as complementares a esse assunto e que podem te ajudar bastante também. O importante é se manter bem informado e sempre acompanhando as atualizações da legislação brasileira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *