Carteira do Idoso Cadastro Único
O que é Carteira do Idoso?
O programa cadastro único tem sido um dos principais já criados pelo Governo Federal visando a facilidade de acesso aos dados das famílias de baixa renda. Hoje iremos conhecer mais um programa que está vinculada ao mesmo e que se chama Carteira do Idoso, caso você ainda não conheça, verifique aqui as principais informações relacionadas ao mesmo.
Para quem não conhece o que é Carteira do Idoso, ela é tida como um documento de comprovação para que o idoso possa ter acesso gratuito ou até mesmo desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais. Esse desconto ou gratuidade é concedida com base na autorização do estatuto do idoso.
Podemos perceber a importância dessa carteira e por isso que ela passou a ser tão solicitada em inúmeras regiões do país. Precisamos agora entender como funciona e também como solicitar Carteira do Idoso para que todos possam ter acesso ao benefício e possam viajar com gratuidade ou com desconto.
Além de disponibilizar esse benefício, a carteira vai ter alguns dados que são importantes que estão referentes a própria identificação do idoso e também o número do NIS. Acaba sendo um documento auxiliar para que ele possa ser identificado em qualquer ocasião que ele precise. Vamos entender agora como funciona para que você possa solicitar a sua.
Quem pode participar?
As dúvidas sobre os critérios de participação é comum em qualquer tipo de programa que foi criado pelo governo federal, estadual e também municipal. Isso acontece porque cada um tem as suas características e avaliações diferentes, mas vamos conhecer agora quem é que pode participar desse programa.
Se você também está com dúvida sobre quem tem direito a Carteira do Idoso, reunimos abaixo as informações para você poder entender um pouco melhor sobre quais são os critérios que estão sendo aplicados:
- Disponível para pessoas acima de 60 anos;
- Para pessoas que não conseguem comprovar renda individual de até 2 salários mínimos.
Esses são os dois principais critérios casas para que o benefício possa ser concedido e uma vez que ele é atingido, você consegue ter o direito. Agora que você sabe quem pode emitir a Carteira do Idoso, não deixe de estar consultando as informações do próximo tópico que vão te mostrar como é que você faz o seu cadastramento.
Não podemos deixar de aproveitar esse benefício que é tão importante e que vai permitir dois grandes benefícios, quais são eles para que você possa entender melhor as vantagens oferecidas:
- Passagens interestaduais gratuitas;
- Passagens interestaduais com 50% de desconto.
Esses benefícios da Carteira do Idoso são ótimos e pode ser que o governo até aumente as opções para os próximos anos, mas tudo vai depender da economia do país e também da própria organização dos órgãos públicos. Mas só de permitir esse desconto ou até mesmo a gratuidade das passagens, acaba sendo uma ótima vantagem.
Um ponto importante, o desconto de 50% é mínimo, ou seja, o idoso pode encontrar descontos a partir desse número para cima, nunca menos da metade, o que vai ajudar bastante na sua locomoção.
Cadastro Carteira do Idoso
Agora vamos entender como é que funciona o cadastro Carteira do Idoso para que todos aqueles interessados possam solicitar, caso ainda não tenha feito esse procedimento.
Conforme colocamos no início do artigo, é necessário que haja um vínculo entre a Carteira do Idoso cadastro único. Isso acontece porque é uma forma que o governo viu de coletar as informações das pessoas de baixa renda e poder disponibilizar os benefícios concedidos conforme o programa que está sendo solicitado.
Agora também precisamos ter o cadastro único para que possamos solicitar a Carteira do Idoso e se você ainda não fez esse procedimento, saiba que ele é bastante simples e vai exigir que você entre em contato com o órgão autorizado da sua região para que procedimento possa acontecer.
Como ainda não temos nenhum atendimento online responsável por fazer o processo do CadÚnico carteira do idoso, se faz necessário procurar o atendimento a responsável por essa etapa. Entrando em contato com a Prefeitura da sua região você pode se informar sobre quem é que está fazendo o procedimento e se o mesmo está aberto. É um direito seu e corra atrás disso o quanto antes.
Não se esqueça de pegar também toda a documentação necessária que você vai precisar apresentar, mencionamos alguns abaixo, mas pode ser que o órgão cobre outros dados também:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de renda.
Verifique com órgão se é necessário apresentar mais algum documento ou até mesmo a foto 3 por 4, vai depender muito do processo e das informações que eles estão precisando para concluir o seu cadastro. Faça o cadastro único para programas sociais do governo federal e veja como ele vai facilitar a sua vida para que você possa requisitar qualquer outra programa de seu interesse.
Contamos com uma equipe de redação com profissionais especializados em Programas Sociais, nossa revisora de conteúdo também trabalha como Assistente Social no CRAS de sua cidade, com isso garantimos uma excelente qualidade no conteúdo aqui disponibilizado, para você que deseja receber alguns dos benefícios sociais, conseguir fazer o seu cadastro único de uma forma prática, evitando burocracias.