Carteira do Idoso Cadastro Único

O que é Carteira do Idoso?

O programa cadastro único tem sido um dos principais já criados pelo Governo Federal visando a facilidade de acesso aos dados das famílias de baixa renda. Hoje iremos conhecer mais um programa que está vinculada ao mesmo e que se chama Carteira do Idoso, caso você ainda não conheça, verifique aqui as principais informações relacionadas ao mesmo.

carteira-do-idoso-cadastro

Para quem não conhece o que é Carteira do Idoso, ela é tida como um documento de comprovação para que o idoso possa ter acesso gratuito ou até mesmo desconto mínimo de 50% no valor das passagens interestaduais. Esse desconto ou gratuidade é concedida com base na autorização do estatuto do idoso.

Podemos perceber a importância dessa carteira e por isso que ela passou a ser tão solicitada em inúmeras regiões do país. Precisamos agora entender como funciona e também como solicitar Carteira do Idoso para que todos possam ter acesso ao benefício e possam viajar com gratuidade ou com desconto.

Além de disponibilizar esse benefício, a carteira vai ter alguns dados que são importantes que estão referentes a própria identificação do idoso e também o número do NIS. Acaba sendo um documento auxiliar para que ele possa ser identificado em qualquer ocasião que ele precise. Vamos entender agora como funciona para que você possa solicitar a sua.

Quem pode participar?

As dúvidas sobre os critérios de participação é comum em qualquer tipo de programa que foi criado pelo governo federal, estadual e também municipal. Isso acontece porque cada um tem as suas características e avaliações diferentes, mas vamos conhecer agora quem é que pode participar desse programa.

Se você também está com dúvida sobre quem tem direito a Carteira do Idoso, reunimos abaixo as informações para você poder entender um pouco melhor sobre quais são os critérios que estão sendo aplicados:

  • Disponível para pessoas acima de 60 anos;
  • Para pessoas que não conseguem comprovar renda individual de até 2 salários mínimos.

Esses são os dois principais critérios casas para que o benefício possa ser concedido e uma vez que ele é atingido, você consegue ter o direito. Agora que você sabe quem pode emitir a Carteira do Idoso, não deixe de estar consultando as informações do próximo tópico que vão te mostrar como é que você faz o seu cadastramento.

Não podemos deixar de aproveitar esse benefício que é tão importante e que vai permitir dois grandes benefícios, quais são eles para que você possa entender melhor as vantagens oferecidas:

  • Passagens interestaduais gratuitas;
  • Passagens interestaduais com 50% de desconto.

Esses benefícios da Carteira do Idoso são ótimos e pode ser que o governo até aumente as opções para os próximos anos, mas tudo vai depender da economia do país e também da própria organização dos órgãos públicos. Mas só de permitir esse desconto ou até mesmo a gratuidade das passagens, acaba sendo uma ótima vantagem.

Um ponto importante, o desconto de 50% é mínimo, ou seja, o idoso pode encontrar descontos a partir desse número para cima, nunca menos da metade, o que vai ajudar bastante na sua locomoção.

cadastro-cadastro-do-idoso-e1530111267224

Cadastro Carteira do Idoso

Agora vamos entender como é que funciona o cadastro Carteira do Idoso para que todos aqueles interessados possam solicitar, caso ainda não tenha feito esse procedimento.

Conforme colocamos no início do artigo, é necessário que haja um vínculo entre a Carteira do Idoso cadastro único. Isso acontece porque é uma forma que o governo viu de coletar as informações das pessoas de baixa renda e poder disponibilizar os benefícios concedidos conforme o programa que está sendo solicitado.

Agora também precisamos ter o cadastro único para que possamos solicitar a Carteira do Idoso e se você ainda não fez esse procedimento, saiba que ele é bastante simples e vai exigir que você entre em contato com o órgão autorizado da sua região para que procedimento possa acontecer.

Como ainda não temos nenhum atendimento online responsável por fazer o processo do CadÚnico carteira do idoso, se faz necessário procurar o atendimento a responsável por essa etapa. Entrando em contato com a Prefeitura da sua região você pode se informar sobre quem é que está fazendo o procedimento e se o mesmo está aberto. É um direito seu e corra atrás disso o quanto antes.

Não se esqueça de pegar também toda a documentação necessária que você vai precisar apresentar, mencionamos alguns abaixo, mas pode ser que o órgão cobre outros dados também:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda.

Verifique com órgão se é necessário apresentar mais algum documento ou até mesmo a foto 3 por 4, vai depender muito do processo e das informações que eles estão precisando para concluir o seu cadastro. Faça o cadastro único para programas sociais do governo federal e veja como ele vai facilitar a sua vida para que você possa requisitar qualquer outra programa de seu interesse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *