13 salário Proporcional – Como Calcular

Como Calcular o 13 Salário?

Vai chegando o final do ano em grande parte dos trabalhadores ficam com dúvidas sobre o pagamento do 13 salário. É muito importantes adoro essas dúvidas porque esse tipo de benefício é um dos mais esperados e será necessário que você entenda qual o valor que será pago para você.

13-salario-proporcional-e1536016814872

Você mesmo consegue fazer o cálculo do benefício e não é difícil, ainda tem muitas calculadoras online que você pode usar como referência também, veja qual é a melhor maneira de você obter o valor final que será pago para você. É claro que isso sempre vai depender das particularidades e uma delas é a quantidade de meses trabalhados.

Não podemos deixar de considerar que o 13 salário é um dos benefícios mais aguardados pelo trabalhador. Por esse motivo é que não podemos deixar de verificar as particularidades que envolvem o mesmo, principalmente quando vai chegando o mês de Outubro onde as dúvidas começam a ser levantadas.

Caso você também tenha dúvida sobre o pagamento décimo terceiro salário, aproveite para dar uma olhada aqui nas principais informações que podem ser esclarecedoras para você. O primeiro detalhe a saber quem tem direito, porque muitas pessoas pensam que são apenas os trabalhadores da iniciativa privada.

Vamos dar uma olhada na lista de quem tem direito ao décimo terceiro salário para que possamos ter uma visão mais completa sobre o pagamento do benefício e quem é beneficiado por ele:

  • Trabalhador de empresa privada;
  • Trabalhador da iniciativa pública;
  • Pensionistas;
  • Aposentados;
  • Beneficiados do INSS;
  • Trabalhador avulso;
  • Trabalhador doméstico.

Nos últimos anos, houve uma discussão acerca do pagamento do décimo terceiro salário para trabalhador doméstico e hoje esse direito está concedido. Por isso que é importante ter uma visão completa sobre quem consegue receber e quem não consegue, então vamos adiante para vermos maiores detalhes sobre o benefício.

O benefício sempre foi um dos mais aguardados todos os anos e sempre que chega o final do ano as pessoas já querem saber qual será o prazo para o pagamento do mesmo. Existe aquele prazo legal, mas também existe aquele que a empresa pode usar para efetuar o pagamento, vai depender de como ela vai se organizar, mas sempre respeitando as datas finais para isso acontecer.

calcular-13-salario-proporcional-e1536016830138

13 salário Proporcional

Uma das principais dúvidas está relacionada ao pagamento proporcional do 13 salário. Muitas pessoas não sabem como fazer o cálculo para terem conhecimento sobre o valor que será pago, já que elas não trabalharam o ano completo.

Esse é outro assunto que vale a pena a gente discutir porque é recorrente com várias pessoas e abaixo colocamos as principais características sobre o pagamento 13 salário e uma delas vai esclarecer sobre como funciona para aquelas pessoas que não trabalharam mano completo e vão receber de forma proporcional:

  • Pagamento realizado entre os meses de novembro e dezembro;
  • Existem datas finais para o pagamento da primeira e da segunda parcela;
  • Quem não trabalhou o ano completo vai receber de forma proporcional;
  • O cálculo proporcional é feito da seguinte maneira: cada mês trabalhado no ano, a pessoa tem direito a receber 1/12 avos do benefício;
  • O trabalhador precisa trabalhar ao menos 15 dias para receber por aquele mês do valor.

Essas são as principais informações que você precisa ter conhecimento a respeito do cálculo proporcional do 13 salário para entender como o pagamento dele vai funcionar. Sempre bom levantar também com a empresa para ver quais são as datas em que elas se programou para deixar o valor disponível para todos.

Sempre bom e importante saber as particularidades nossas para que possamos nos programar certinho para podermos garantir sempre um benefício completo e correto para que não possamos ser lesados também que é o grande objetivo de sabermos essas informações certinhas.

Se você tem alguma dúvida sobre o valor proporcional do décimo terceiro salário, a própria empresa pode te ajudar a sanar essas dúvidas e o mais importante é que você possa encontrar a resposta para a dúvida que você precisa. Se preferir, também use as calculadoras online que podem te ajudar nesse momento.

As leis trabalhistas estão cada dia mais presentes na vida dos trabalhadores e fazendo com que as empresas e respeitem os prazos e os direitos das pessoas. Por isso que elas sempre estão preocupadas também com pagar os benefícios dentro dos prazos para não implicar em nenhuma pendência para elas.

O valor proporcional ou o valor cheio pode ser pago em uma ou duas parcelas, depende muito de como a empresa quer fazer para disponibilizar esse benefício. O importante é que ela faça dentro do prazo e respeitando as particularidades de cada trabalhador e sempre fazendo cálculo certo. O trabalhador também pode calcular e comparar se os valores estão certos. Acompanhe o seu holerite e veja qual foi o valor depositado para você, aproveite para entender se ele está correto ou não.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *