Prova de Vida INSS 2019 Quem Deve Fazer?

Prova de Vida INSS 2019

Prova de vida do INSS 2019 é um procedimento obrigatório para Todas aquelas pessoas que estão recebendo algum tipo de benefício que está sendo pago por esse órgão. Essa é uma maneira de você permitir que o benefício continue sendo pago e não seja suspenso e nem cancelado depois de um determinado tipo de período.

prova-de-vida-inss-quem-deve-fazer

Não faz muito tempo que o INSS adotou esse procedimento e o objetivo dele é fazer com que todos os beneficiados comprovem que realmente estão vivos, isso se fez necessário porque o INSS fez um levantamento nos últimos anos e constatou que existem muitos benefícios que são pagos por pessoas que já vieram a óbito e pessoas terceiras estavam recebendo os valores.

Com intuito de acabar com esse procedimento incorreto, o INSS está cobrando a comprovação de vida e se você ainda não sabe como realizar, verifique aqui as informações que separamos e que mostram como isso é possível. Não precisa se preocupar porque é bem mais simples do que você pensa.

Sempre ficamos preocupados com os processos que os órgãos públicos colocam pelo fato de que pensamos que é algo burocrático, mas você precisa passar por isso para poder garantir o seu benefício e com a ajuda da internet fica mais fácil de você realizar esse procedimento.

Se você ainda não sabe como fazer a prova de vida INSS 2019, separamos aqui as informações que podem te ajudar. Não tem muito segredo e realizar esse procedimento é bem mais rápido que você está imaginando. O importante mesmo é que você faça dentro do prazo e evite qualquer tipo de pendência que isso pode gerar para você.

A maior pendência aqui eu não realização da comprovação de vida do INSS pode trazer para você é a suspensão do benefício. Depois de ter terminado o período de tempo, se a comprovação não é feita, o benefício acaba sendo cancelado. Então evite que isso aconteça com você o quanto antes.

Se a sua dúvida também está relacionado sobre quem precisa fazer a prova de vida INSS, saiba que essa informação será respondida no próximo tópico e procure se organizar caso você esteja entre essas pessoas, principalmente no que diz respeito aos prazos.

quem-deve-fazer-prova-vida-inss-e1535934356668

Quem deve fazer a Prova de Vida INSS 2019?

A comprovação de vida INSS é um procedimento que vai permitir que o pagamento do benefício continue sendo realizado para você e por isso que ele é muito importante, conforme colocamos anteriormente.

Quando o cidadão vai realizar esse procedimento, a principal dúvida que ele tenha sobre como fazer e também se ele está entre as pessoas que estão obrigatórias nesse contexto. Essas informações serão respondidas aqui para que nenhuma dúvida fique pendente em relação a esse assunto.

Veja de quanto em quanto tempo você precisa realizar o procedimento, assim você tem conhecimento sobre o prazo para fazer a prova de vida INSS 2019:

  • Procedimento obrigatório;
  • Realizado anualmente;
  • As datas serão publicadas pelo INSS.

Até a regularização da prova de vida, quem não fizer dentro do prazo terá o seu benefício suspenso e depois cancelado. Por isso que é muito importante que você acompanhe como fazer e quais são os passos necessários para que se possa acontecer.

Vamos entender agora como fazer a prova de vida INSS 2019:

  • Será necessário procurar a agência bancária responsável pelo pagamento do benefício;
  • Leve com você o documento de identificação com foto;
  • Alguns bancos também podem usar o sistema de biometria para realizar a comprovação;
  • Quem não pode procurar agência por questões de saúde, deve solicitar um procurador que esteja devidamente cadastrado no INSS.

Esses serão os passos necessários para que você possa fazer a declaração de prova de vida INSS 2019. Muito importante que você tem conhecimento de que um procurador registrado no INSS por você também pode realizar o seu procedimento, caso você esteja impossibilitado de fazer isso.

Essas informações colocadas aqui são importantíssimas para solucionar as suas dúvidas sobre o processo necessário para que você possa fazer essa comprovação quanto antes e assim evite que o seu benefício seja suspenso. Muitas pessoas estão se organizando dentro do prazo para que isso possa acontecer e é muito importante que você também faça isso. Caso tenha ficado alguma dúvida, entre em contato com a central de atendimento do INSS.

A central do atendimento do INSS pode ser uma ajuda muito grande para que você tira qualquer dúvida que seja relacionada a esse órgão e não somente a prova de vida, então é sempre bom que você tenha conhecimento sobre esse contato para que você possa realizar ele. Anotamos abaixo o número:

  • Telefone da central de atendimento do INSS: 135.

Agora que você sabe como funciona a prova de vida INSS 2019, procure verificar quais são os prazos colocados para o respectivo ano e procure fazer o procedimento dentro desse período para evitar qualquer problema futuro.

1 Comentário em “Prova de Vida INSS 2019 Quem Deve Fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *