Prova de Vida INSS 2019

Prova de Vida INSS

A prova de vida INSS um processo necessário para alguns beneficiados desse órgão que precisam fazer a comprovação de vida. Caso você ainda não entenda o conceito desse procedimento, aproveite aqui para entender o que faz com que ele seja importante também como é que você pode estar realizando o seu.

prova-de-vida-inss

Em resumo, esse documento nada mais é do que uma maneira de você garantir que você realmente está vivo e que deve continuar recebendo o benefício. A necessidade desse procedimento surgiu pelo fato de que o INSS identificou que vários beneficiados eram pessoas falecidas e foi necessário pedir a comprovação de vida por parte de quem está recebendo o benefício como critério de continuar pagando o mesmo.

Se você quer continuar recebendo o seu benefício, saiba que você precisa comprovar a prova de vida INSS dentro do prazo que o órgão vai pedir para você. Também existe a questão de prazo que você vai precisar ter bastante atenção e tudo isso faz parte do processo para você continuar recebendo o benefício que o órgão paga para você hoje.

Vamos ver quem precisa fazer a prova de vida INSS:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Demais pessoas que recebem algum benefício do INSS.

Todos esses perfis que foram mencionadas acima precisão realizar esse procedimento a partir do momento em que existe mais de um ano que fizeram a última comprovação. Isso faz com que você não tem o seu benefício suspenso, posteriormente, cancelado.

Agora precisamos entender como fazer a prova de vida INSS e também qual é o prazo que esse órgão concedeu para que os beneficiados possam realizar. Todas essas informações são muito importantes e você não pode deixar de considerar aqui.

O prazo concedido pelo próprio Instituto Nacional da Seguridade Social e divulgado no site para que as pessoas interessadas possam consultar de forma rápida e fácil e não tem muito segredo para você buscar essa informação, mas você precisa entender onde é que ela está disponível também.

Para você continuar recebendo qualquer benefício do INSS é muito importante que você realize essa comprovação de vida, caso contrário, o mesmo será suspenso até que você realize. Foi uma forma que o INSS viu de continuar efetuando o pagamento do mesmo.

inss-prova-de-vida

Prazo para a Prova de Vida INSS 2019

O prazo para a prova de vida do INSS varia de acordo com o ano e não temos uma data que a específica para todos os exercícios financeiros, isso significa dizer que a data aplicada no ano anterior não vai ser a mesma de 2019 e você precisa entender essa diferença.

A melhor maneira de você entender qual é o prazo final é você consultando o site do INSS para verificar, essa informação e outras também estarão disponíveis nesse mesmo espaço para que todos os beneficiados possam ter acesso mais rápido e fácil as informações que precisam.

A data para enviar a prova de vida INSS no último ano foi até o final do mês de fevereiro, mas o orgulho não publicou ainda a data atualizada para 2019. Assim que essa informação foi estabelecida, o órgão vai deixar no site para todas as pessoas consultarem.

Vai existir um formulário online por meio do qual você consegue fazer o envio deste comprovante para que seu benefício não seja suspendido e esse documento também será liberado em breve para que todas as pessoas possam fazer um envio. Caso você tenha alguma dúvida, basta entrar em contato com a central de atendimento:

  • Central de atendimento do INSS: 135.

O formulário vai permitir que você faça o procedimento e sempre atentando para que a data prova de vida INSS 2019 seja cumprida e evite qualquer pendência por sua parte ou pela parte de qualquer pessoa que recebe algum benefício do órgão. Como é o processo obrigatório, temos que ter muita atenção aos detalhes e eles são fundamentais.

Procure não deixar para última hora, muitas pessoas acabam atrasando o procedimento pelo fato de que não se organizaram para fazerem dentro do prazo que o INSS pediu. Todos os anos, essa comprovação será necessária e pelo fato de você conseguir realizar online é muito mais rápido e prático do que você ter que procurar os atendimentos presenciais.

Todas as informações estarão concentradas no site para você verificar e a prova de vida é necessária todos os anos e abaixo colocamos o processo sobre como você deve fazer caso você tenha perdido o prazo:

  • Será necessário que você procure o banco pagador para regularizar a situação e poder reativar o seu pagamento do benefício;
  • O benefício será suspenso após um período onde você não declara a comprovação de vida.

Cada instituição financeira que nada mais é do que o banco pagador vai determinar algumas regras e prazos específicos e você também deve verificar essa informação diretamente com ele. No próprio site você consegue levantar essas informações sem ter que ir até o atendimento presencial.

1 Comentário em “Prova de Vida INSS 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *