Programa Família Acolhedora 2019 – Inscrição

O que é o Programa Família Acolhedora 2019?

O programa Família acolhedora é uma nova iniciativa do governo federal e quem ainda não conhece os detalhes que compõem o mesmo vai poder verificar aqui as principais informações. Esse problema surgiu através do Plano Nacional de convivência familiar e comunitária e tem um objetivo muito importante para toda população.

inscricao-programa-familia-acolhedora

Através desse programa é que as famílias poderão receber em casa crianças e os adolescentes que foram afastados da família de origem. Isso significa que as famílias poderão se disponibilizar para receber essas crianças ao mesmo tempo em que elas recebem o apoio em uma situação bem delicada que seria aquela na qual ele se encontra afastado da família de origem.

Podemos considerar que esse momento bastante delicado e as famílias acolhedoras tem o objetivo de receber as crianças, por outro lado, elas não vão fazer nenhum tipo de adoção ou mesmo assumir as crianças como filhos, existe essa grande diferença e é muito importante que as famílias leva em consideração e também os próprios envolvidos.

O retorno à família biológica é um processo delicado e por isso que nesse intermédio é importante ter famílias que queiram ajudar. Ainda mais porque nem sempre o poder público consegue ajudar todos aqueles que precisão e por isso que é muito bem-vinda uma ajuda externa e se você tem interesse em estar participando, não deixe de estar consultando aqui as informações para entender como é que vai funcionar e também como é que você pode fazer o seu processo de inscrição.

Vamos dar um olhada nas informações sobre aquelas famílias que preenchem os requisitos para poderem participar do programa Família acolhedora 2019. Caso você já tenha interesse e queira participar, o próximo passo é você fazer o seu processo de inscrição.

programa-familia-acolhedora

Quem pode participar?

Precisamos colocar aqui as informações sobre quem pode participar do programa Família acolhedora 2019 para você verificar se atende os requisitos que estão sendo pedidos e a partir daí é que você vai se programar para poder fazer a sua inscrição o quanto antes.

Sempre que estamos diante de um programa novo é comum termos dúvidas a respeito do funcionamento dele e por isso que trouxemos aqui algumas informações relacionadas. Apesar do programa ter sido lançado há bastante tempo, somente nos últimos anos que ele está em prática e vem recebendo famílias interessadas em participar.

Existem alguns requisitos família acolhedora 2019 e precisamos conhecer quais são elas para que possamos ter uma visão mais completa do que o programa e também do que precisa ser feito para que a participação possa ser autorizada. Pensando nisso, trouxemos abaixo algumas informações importantes que podem te ajudar a esclarecer um pouco mais sobre o funcionamento:

  • Destinado às famílias que estão dispostos a receber crianças que foram afastadas das famílias de origem;
  • Essas crianças vão permanecer em 36 meses e no máximo 2 anos;
  • Somente uma criança será colhida por vez, exceto quando se tratar de irmãos;
  • A família que receber a criança vai ter uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo;
  • As crianças serão recebidas para que possam voltar as famílias de origem ou para que possam ser adotadas.

Essas são as principais condições que você deve levar em consideração na hora de participar do programa. Agora que você entende como funciona o programa Família acolhedora 2019, não se esqueça de analisar no próximo tópico as informações relacionadas ao processo de participação para que você possa se inscrever. Essa etapa é muito importante você precisa ter conhecimento de como ela vai funcionar também.

Inscrição Programa Família Acolhedora 2019

Para que o processo de inscrição programa família acolhedora 2019 possa acontecer é fundamental que você procure as instituições responsáveis, mas antes disso é fundamental que você também tenha conhecimento se o município onde você mora já tem esse programa e se ele está vigente.

Somente a partir do momento em que você mora em uma região que fez adoção doce programa que você vai conseguir participar, então não deixe de levantar essa informação diretamente com a Prefeitura Municipal e veja se você já consegue se inscrever.

Caso a sua cidade esteja participando desse programa, para fazer o cadastro família acolhedora 2019 será bastante simples e você terá apenas que apresentar a documentação necessária e também atender os requisitos que são pedidos. É claro que as famílias vão passar por um processo de avaliação para poder em verificar se elas atendem aos requisitos necessários para receber os jovens.

Muito importante a participação das famílias porque esse programa vem permitindo que essas pessoas tenham um Amparo em uma situação muito delicada e que mexe totalmente com o emocional do jovem e justamente em uma fase bem delicada da vida. Então vale a pena participarmos o quanto antes. Participe por que o programa vem fazendo a diferença na vida das pessoas e pode fazer na sua também.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *