Matrícula Fácil 2019 Inscrições

O que é a Matrícula Fácil?

A secretaria de educação do estado do Rio de Janeiro é o órgão que criou o programa chamado matrícula fácil 2019, o qual você conhecerá aqui com mais detalhes. Se você também está interessado em participar, primeiro temos que saber do que se trata e também quais são os benefícios envolvendo o mesmo.

matricula-facil-2019

Em resumo, o programa nada mais é do que uma maneira mais simples e também mais rápida para que os estudantes possam garantir o acesso às vagas nas escolas da rede estadual. Portanto, esse programa não vai servir para que você tenha acesso às vagas municipais ou federais.

O entendimento sobre o que é a matrícula fácil é muito importante para você saber quando utilizar e agora você tem conhecimento de que ela realmente vai trazer o acesso às vagas das redes estaduais, ou seja, todas aquelas escolas estaduais que aderiram ao programa terão as suas vagas preenchidas por meio desse programa queremos conhecer aqui hoje.

Além de ter conhecimento sobre o seu ingresso na rede estadual, existem outras particularidades que você também precisa entender sobre a matrícula fácil. Ela permite que o candidato ingresse nos seguintes problemas educacionais:

  • EJA – educação de jovens e adultos para o ensino médio;
  • EJA – educação de jovens e adultos para o ensino fundamental, válido para os anos finais.

O entendimento de todos os detalhes é importantíssimo para você saber como funciona a matrícula fácil 2019 e também o que você consegue ter de benefício com a criação desse programa tudo isso é fundamental para você poder participar o quanto antes.

Quem pode fazer essa matrícula?

Agora que você teve conhecimento sobre o funcionamento desse programa, achamos válido também levantar o assunto sobre quem pode participar da matrícula fácil, isso acontece porque o programa não é aberto para todos os públicos, existem alguns requisitos que precisamos ser preenchidos.

Vamos entender quais são os requisitos da matrícula fácil 2019 de acordo com o tipo de ingresso que você vai fazer, ou seja, se você tem interesse em preencher as vagas estaduais direcionadas para o ensino médio ou para o ensino fundamental, essas informações estão descritas abaixo:

  • Para as vagas do ensino médio: é necessário que o candidato tenha 18 anos completos;
  • Para as vagas do ensino fundamental: é necessário que o candidato tenha 15 anos completos.

A idade de 18 anos e 15 anos são os requisitos necessários para que os jovem preenche a vaga de ensino médio e fundamental, respectivamente. Por isso que você precisa validar se você está preenchendo essa informação ou não e sempre considerando que ela será o critério para que você possa preencher as vagas, por isso que é tão importante que você tenha conhecimento.

inscricao-matricula-facil-2019-e1533030922802

Inscrições Matrícula Fácil

Todos os processos que colocamos anteriormente as são fundamentais para você analisar também a questão da sua participação e o que será usado como critério de aceite para você preencher a vaga e agora chegou a hora de falarmos sobre o processo de inscrição.

Para muitas pessoas, o processo de inscrição Matrícula Fácil 2019 acaba gerando várias dúvidas e por isso que levantamos aqui esse tópico para possamos tratar dessas informações.

Quando você for se inscrever em qualquer processo seletivo, vestibular, concurso ou qualquer outro cenário é muito importante ter conhecimento sobre os prazos para que isso possa acontecer e isso acontece porque você precisa entender que é muito importante estar por dentro dos prazos para que você não fique de fora de nenhum procedimento.

As inscrições matrícula fácil 2019 ainda não tiveram início e quando elas começarem você poderá entrar no site para realizar a sua e é bem simples esse processo. Vamos descrever abaixo como é que funciona e assim você poderá tirar as suas próprias conclusões sobre e também participar quando já estiver disponível para os interessados poderão se inscrever.

  • Você precisa acessar o site oficial para poder realizar a sua matrícula: http://www.matriculafacil.rj.gov.br
  • Verifique se o processo de inscrição está aberto e se estiver você vai ter que escolher se deseja concorrer às vagas do ensino médio ou do Ensino Fundamental.

Você perceberá também que existe uma série de documentos que você vai ter que apresentar e já Antecipamos aqui quais são elas para você poder saber mais a respeito. Anote os documentos para você fazer o cadastro Matrícula Fácil 2019:

  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Carteira de identidade e CPF do aluno;
  • Histórico escolar ou uma declaração da última Unidade Escolar que a pessoa estudou;
  • Nesta declaração mencionar é importante que esteja constando a série A qual o aluno está habilitado;
  • Carteira de identidade e também o CPF do responsável legal pelo aluno;
  • Comprovante de endereço atualizado.

Todos esses documentos serão pedidos para que você possa se inscrever nesse programa, seja para concorrer às vagas, sejam elas direcionadas para o nível médio ou para o ensino fundamental, então corra trás o quanto antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *