Auxílio Brasil 2022 – Cadastro e Regras

Cadastro Auxílio Brasil 2022

Os inscritos no Cadúnico e beneficiários do bolsa família devem ter sido informados do Auxílio Brasil e sua a substituição que irá ocorrer. Essa troca vem causando muita dúvida e confusão na população que recebe. Se você também está em busca de mais informações sobre essa mudança e sobre as regras para se cadastrar, iremos te ajudar agora. Abaixo iremos passar todas as informações sobre como você pode se cadastrar e quais são as regras do Auxílio Brasil. Saiba também como acompanhar as notícias dessa mudança e quem terá o direito a receber os benefícios.

auxilio-brasil

Auxílio Brasil 2022 – Novo Bolsa Família

Como informado no início, o Auxílio Brasil irá substituir o atual projeto Bolsa Família, o que tem gerado muitas dúvidas. O projeto ainda não está totalmente finalizado e com as informações publicadas. Ele pretende realizar uma ampliação do auxílio atual à bolsa família. Com esse programa diferentes composições familiares terão acesso a diferentes auxílios. O novo projeto do Auxílio Brasil terá nove tipos de auxílios diferentes e está previsto para iniciar em 2022.

Um dos benefícios é da primeira infância sendo direcionado a famílias que têm crianças de zero a 36 meses de idade. Outro benefício é o de composição familiar que contempla famílias com jovens até 21 anos para incentivar continuação nos estudos até mais tarde. Já o benefício de superação de extrema pobreza é destinado a famílias que mesmo ganhando outros benefícios e o salário continuam com a renda per capita abaixo da linha da pobreza. O Auxílio esporte escolar é direcionado para famílias que se encaixam no Auxílio Brasil e possui jovens de 12 a 17 anos que se destacam em competições esportivas.

Outra bolsa é iniciação científica júnior é destinada a famílias que têm jovens de até 17 anos que se destacam nas competições científicas e acadêmicas. E o auxílio criança cidadã é para famílias que possuem crianças de zero a 48 meses que não encontram vagas em creches públicas. O auxílio inclusão de produção rural é disponibilizado por até 36 meses para agricultores familiares com cadastro no Cadúnico. O auxílio à inclusão produtiva urbana é destinado às famílias que possuem outros auxílios e comprovar trabalho formal. O benefício compensatório de composição é para famílias que recebiam algum outro auxílio e perderam o mesmo por enquadramento familiar.

novo-beneficio-auxilio-brasil

O Auxílio Brasil e os benefícios inclusos mencionados acima são para famílias que se encaixam em baixa renda e cadastradas no Cadúnico. Entenda abaixo um pouco mais e como realizar o cadastro no Auxílio Brasil.

Cadastro Auxílio Brasil 2022

Agora que você já conhece os benefícios que estão previstos dentro do Auxílio Brasil e as regras vamos falar sobre o cadastro. Entenda como você pode realizar os cadastros assim que o benefício for liberado.

Para realizar o cadastro no Auxílio Brasil é preciso que você tenha o Cadúnico. Como o Auxílio Brasil irá substituir o bolsa família o cadastro no Cadúnico ainda será necessário. Como são benefícios diferentes famílias que antes não eram contempladas poderão começar a receber. Para essas famílias é preciso que você realize o cadastro junto ao CRAS do seu cadastro único.

O primeiro passo que irá precisar para realizar o cadastro no CadÚnico é juntar os documentos familiares. Os documentos que comprovem todos os integrantes da família, os comprovantes de pagamentos de todos os integrantes e comprovante de endereço. Esses documentos serão entregues junto ao CRAS do seu bairro. Basta ir até o CRAS com os documentos e solicitar o cadastro. O CRAS atende regiões dos bairros específicos, por isso é preciso que você encontre a unidade responsável pelo seu bairro e sua região.

auxilio-brasil-cadastro-valor

Agora vamos falar um pouco de outros dois benefícios diferentes que o Auxílio Brasil está prevendo. Esses demais benefícios buscam a autonomia financeira das famílias brasileiras. Entenda mais sobre esses abaixo.

Benefícios do Auxílio Brasil

Além dos benefícios incluídos no Auxílio Brasil como informado acima, o programa também prevê mais duas opções para as famílias. Essas têm a finalidade de direcionar as famílias a maior emancipação financeira das famílias e planejamento familiar.

A opção de emancipação no Auxílio Brasil é destinada a pessoas que por motivos de enquadramento familiar ou por vontade própria irão deixar de receber os auxílios do programa. Essas famílias irão receber o valor por mais 24 meses buscando a estabilização financeira familiar. E para quem deixar o auxílio por vontade poderá voltar a qualquer momento com prioridade. E o microcrédito permite que as famílias realizem empréstimos de até 30% do valor do auxílio. Essa opção busca incentivar o planejamento a longo prazo financeiro da família.

Agora que você já conhece como realizar o cadastro e as regras do Auxílio Brasil basta acompanhar as notícias. Como o auxílio ainda está como projeto para ter mais notícias você pode acompanhar as notícias e ir até o site do Governo Federal.

Veja como Funciona o CadÚnico:

Equipe de Redação Programas SociaisRedação Programas Sociais

Contamos com uma equipe de redação com profissionais especializados em Programas Sociais, com isso garantimos uma excelente qualidade no conteúdo aqui disponibilizado, para você que deseja receber alguns dos benefícios sociais, conseguir fazer o seu cadastro único de uma forma prática, evitando burocracias.

Se gostou, curta e compartilhe: