Vacina Corona Vírus 2024 – Onde Tomar?

Como Tomar a Vacina de COVID-19 Assim que Sair

Atualmente existem várias pesquisas de vacinas no mercado para o Corona Vírus. A indústria farmacêutica, juntamente com o apoio governamental de países de todo o mundo estão correndo contra o tempo atrás de uma solução efetiva, que possa parar com esta pandemia.

São mais de 170 vacinas em fases de desenvolvimento no mundo, sendo que destas, cerca de 25 vacinas são testadas em seres humanos. Se uma das vacinas em andamento for eficaz, a sua aprovação poderá ocorrer nos próximos meses.

Caso isso aconteça, o objetivo dos órgãos mundiais da saúde é de produzir até 100 milhões de doses no fim do ano de 2020 e 1,3 bilhões durante o curso do ano de 2024. A vacina precisará de duas doses para que ocorra a imunização contra o Corona Vírus.

A empresa Pfizer já está negociando a venda de vacinas aos Estados Unidos e União Europeia. Em contrapartida, além da Pfizer, existem outras vacinas que já estão sendo testadas em humanos. Como a vacina de Oxford e a CoronaVac da empresa chinesa Sinovac, que estão sendo testadas no Brasil.

Vacina Corona Vírus

Para se produzir uma vacina existem diversas etapas a serem vencidas. Na fase de testes, primeiramente, é feita uma avaliação da capacidade de imunização da vacina, por meio de sua aplicação em pessoas adultas voluntárias.

Na segunda fase, há um maior número de pessoas voluntárias, com características distintas, idade, condição física. Nesta etapa o objetivo é avaliar a forma de administração e dosagem corretas.

Na terceira e última etapa, a administração da vacina ocorre em um número ainda maior de pessoas, a fim de analisar a sua eficácia e tempo de duração.

Vacinas Corona Vírus no Brasil

O Governo Brasileiro está contribuindo financeiramente com a produção de duas vacinas. No acordo, ficou estabelecida a compra da fórmula da vacina e a sua produção em território nacional.

O Presidente Jair Bolsonaro está apoiando a produção da vacina Oxford, juntamente com a Instituição Oswaldo Cruz. O investimento inicial para a elaboração da vacina é de mais ou menos R$ 1,9 bilhões de reais, para a produção de 100 milhões de doses até o início de 2024.

A ideia é oferecer, inicialmente, 30 milhões de doses da vacina ainda em 2020, e mais 70 milhões de doses no primeiro semestre de 2024, segundo a Fiocruz.

Vacina Corona Vírus FioCruz

Atualmente, a Fiocruz tem capacidade para produzir 40 milhões de doses por mês, mas com os investimentos do Governo Federal e de instituições privadas, o objetivo é aumentar este número o máximo o possível, a fim de imunizar todos os brasileiros mais rápido.

Esta vacina que está sendo produzida com o apoio da Fiocruz, é feita através da obtenção genética da proteína spike que se encontra no Corona Vírus. Assim, após modificações em outro vírus que causa infecção em chimpanzés, mas que é nociva a humanos, é produzida esta proteína que provoca uma reação imunológica as pessoas vacinadas. É um método novo, mas caso se demonstre eficiente no combate ao Corona Vírus, poderá imunizar com apenas uma dose, apresentando ainda uma fabricação mais simples e com menos exigências na segurança.

CoronaVac

Já a CoronaVac é uma vacina chinesa que está sendo produzida com o apoio do Estado de São Paulo, pelo Governo Doria. Foi aprovada pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e se encontra na fase 3, e os testes serão realizados em humanos, juntamente com o Instituto Butantan. Serão selecionados profissionais da área da saúde, de repartições públicas e privadas.

Esta vacina possui fragmentos do vírus inativo, o objetivo é que com a aplicação o corpo comece a produzir anticorpos para combater o Corona Vírus. Havendo a comprovação de sua eficácia, cerca de 60 milhões de doses serão disponibilizadas ao Sistema Único de Saúde (SUS) até o fim deste ano.

Vacina do Corona Vírus Vai ser grátis?

Caso uma das vacinas apresente resultados positivos, será fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de forma gratuita.

Logicamente, primeiro serão imunizados os grupos de risco como idosos, crianças, gestantes, portadores de doenças crônicas e profissionais da saúde, que trabalham nas linhas de frente ao combate do Corona Vírus. Normalmente alguns laboratórios e hospitais também podem comercializar as vacinas.

Calendário de Vacinação 2024

Onde Tomar a Vacina do Corona Vírus 2024

Se os estudos ocorrerem bem, a vacinação ocorrerá ainda este ano, como já foi dito, a ideia da Fiocruz é disponibilizar um lote com 30 milhões de doses para imunização, nesta primeira fase, dos grupos de risco.

As vacinas serão distribuídas nos Postos de Saúde e Hospitais, onde serão realizadas, provavelmente, campanhas de vacinação, assim como ocorre com a vacinação anual para a Influenza.

O Brasil é pioneiro nos programas de vacinação pública da população, sendo mundialmente reconhecido por isso. Desta forma, além dos profissionais da saúde, é possível que trabalhadores que transitem muito, como motoristas de transporte público e policiais, também sejam vacinados neste primeiro momento, no intuito de evitar a propagação do vírus.