Para que uma sociedade evolua, ela precisa ter acesso à educação, alimentação e lazer. Pensando nisso, o governo brasileiro, com apoio do Ministério da Educação e Agência Nacional de telecomunicação, criou o programa “Siga Antenado”.
Na prática, esse programa dá ao beneficiário um kit de TV totalmente gratuito. Mas, como qualquer projeto do governo, para ser contemplado, alguns critérios devem ser cumpridos. Como, por exemplo, possuir o Cadastro Único e ter uma antena tradicional.
Outro fator importante desse programa é que, para ser beneficiário, a família precisa receber em seu total no máximo três salários-mínimos. Isso porque, esse programa é destinado a pessoas que normalmente não teriam acesso a essa tecnologia.
Visando tirar todas as suas dúvidas sobre o Siga Antenado 2024, elaboramos algumas perguntas e respostas que vão poder te guiar. Assim, será mais fácil entendê-lo melhor. Então, se despertou o seu interesse, veja quais são elas:
- Como agendar o kit de TV Grátis?
- Quanto custará a instalação do kit?
- O kit TV que o governo está oferecendo é bom?
- Como entrar para o Cadastro Único?
Essas quatro perguntas vão conseguir tirar todas as dúvidas sobre esse programa. Além disso, com elas você descobrirá que o processo será mais simples do que parece para a maioria das pessoas.
Como agendar o kit de TV Grátis?
Para agendar oKit de TV Grátis você deve entrar em contato com a central de atendimento do Siga Antenado pelo telefone 0800 729 2404 ou fazer o processo direto no site. A primeira opção, basta entrar em contato e fornecer os dados solicitados. Já a segunda, será necessário seguir esse passo a passo:
- Acesse o site;
- Procure o nome “Programa de distribuição e kits” e clique no botão “Saiba mais”;
- Clique em “agende aqui”;
- Selecione o documento que você quer digitar, podendo ser CPF ou NIS;
- Digite o número e aperte entender.
Quando você terminar esse processo, o sistema filtrará as informações e te informar se você tem direito ou não ao programa. Vale lembrar que, quem tem TV ou assinatura, digital ou antenas que se parecem com a espinha de um peixe, não precisará realizar o agendamento.
As instalações do kit de TV Grátis, será gradual. Então, caso você tenha feito o processo, mas ainda não houve mudança, calma! Em breve a seu novo meio de transmissão chegará até você. Inclusive, hoje em dia, cerca de 12 capitais já são contempladas com esse projeto. Logo, fica evidente que ele está seguindo de forma bem rápida, portanto basta ter paciência.
Quanto custará a instalação do kit?
A instalação do kit de TV Grátis será totalmente gratuita através do Siga Antenado. Entretanto, só para aqueles que estiverem no Cadastro Único. Isso porque, ele mostra quando a pessoa é beneficiaria de algum programa do governo. Ou seja, por não ter boas condições financeiras, precisa de ajuda para ter acesso a uma boa qualidade de vida.
O kit TV que o governo está oferecendo é bom?
Por ser um sinal digital de TV, esse kit faz uma transmissão sem ruídos e com maior qualidade de som e imagem. Além disso, existem outros benefícios que devem ser trazidos, por exemplo:
- Equipamentos mais modernos;
- Novos canais de TV;
- Programação totalmente gratuita.
Com o kit TV Grátis, você conseguirá assistir sem ruídos ou imagens ruins. Portanto, o mesmo é bom e necessário, principalmente para aqueles que se incomodam muito com as interferências de sinal.
Outro fator que reforça a ideia de que o kit de TV Grátis oferecido se torna muito vantajoso é que com ele haverá uma mudança da Banda C para o 5G. Ou seja, a tecnologia recebida será bem mais moderna do que a anterior.
Como entrar para o Cadastro Único?
Por fim, para fazer parte do Cadastro Único afim de receber o kit de TV Grátis, você precisa provar que tem as condições necessárias. Dessa forma, para filtrar essas informações, será realizada uma entrevista com um atendente.
Além disso, vale saber que, eles dão prioridade a mulher e precisa ter a idade mínima de pelo menos 16 anos.
Outro fator importante sobre o Cadastro Único é que para que ele seja possível, você deverá ter alguns documentos em mãos no momento em que for fazer o seu cadastro. Então, para não perder a oportunidade, veja quais são eles:
- Certidão de Nascimento;
- CPF (Cadastro de Pessoa física);
- RG atualizado (Registro Geral);
- Carteira de trabalho;
- Certidão de casamento (se houver);
- Título de eleitor.
Em caso de faltar qualquer um desses documentos, então infelizmente você não conseguirá emitir o Cadastro Único. Além dessas documentações, indígenas, precisam levar também o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
Esse cadastro pode ser feito em qualquer centro de referência de Assistência Social (CRAS) da sua cidade. Normalmente, eles funcionam a partir das 8 horas de segunda a sexta. Entretanto, o ideal é se informar antes de comparecer ao local.
Ademais, em alguns desses lugares é preciso antes ligar para informar o motivo da visita, pois somente assim conseguem agendar o horário com a pessoa específica que pode lhe ajudar a resolver o assunto em questão, para dessa maneira, conseguir seu kit de TV Grátis.