Projeto Presença 2019

O que é o Projeto Presença 2019?

O projeto presença 2019 tem algumas características peculiares e quem ainda não tem conhecimento sobre o funcionamento dele e deseja saber um pouco mais a respeito vai conhecer aqui as principais características. Essa iniciativa é do Ministério da Educação e tem suas particularidades com um objetivo bem claro de mudar a educação no Brasil.

projeto-presenca-e1538471481260

O Ministério da Educação criou o sistema presença com o objetivo de ter conhecimento das informações do censo escolar e foi uma iniciativa que começou no ano de 2005, mas que vem se destacando nos últimos anos. Por isso que para muitas pessoas é um programa novo e bastante recente, mas na verdade ele começou há algum tempo já.

Vamos conhecer um pouco mais sobre qual é o processo necessário para que esse programa faça a absorção das informações necessárias para o Censo escolar e você também vai poder entender como funciona o processo de cadastro e demais detalhes que envolvem o mesmo. Achamos muito importante que as pessoas tenham conhecimento sobre o programa e se você ainda não tem aproveite para absorver aqui o que você precisa saber.

O INEP também está apoiando esse programa e isso mostra como temos dois grandes órgãos na frente do programa e como ele é importante. Nós precisamos entender o que é o Projeto presença 2019 e vamos trazer aqui informações mais claras para que o objetivo fique mais evidente.

projeto-presenca-como-funciona

Como funciona projeto presença 2019?

Essa é uma informação muito importante para você poder entender quais foram os passos dados para que o programa pudesse ser implantado. Como todo e qualquer programa que vai obter informações importantes da população é necessário que ele tenha etapas para conseguir ser implantado.

Podemos resumir que esse teve quatro etapas diferentes, vamos conhecer cada uma delas para você entender melhor como funciona o projeto presença 2019 e como ele chegou até o momento, assim fica melhor para você verificar todo o escopo que compõem ele.

  • Primeira etapa: Ela foi constituída do cadastramento dos alunos, dos professores e também das escolas dentro do programa;
  • Segunda etapa: Foi criado o Sistema Nacional de acompanhamento da frequência escolar que também é conhecido como SAFE;
  • Terceira etapa: Foi onde aconteceu a inclusão do censo escolar em tempo real e isso Começou a acontecer no ano de 2006;
  • Quarta etapa: Nessa última etapa foi onde houve a integração com o Sistema Nacional de avaliação da Educação Básica que é conhecido como Saeb.

Para que o programa pudesse ser implantado e de forma efetiva é necessário dividir ele nessas etapas que mencionamos acima e você pode entender que foi um planejamento muito importante e muito necessário para que as pessoas pudessem participar estarem cadastrados dentro do sistema.

Ter acesso à informação nos dias de hoje é muito importante e somente através delas é que os órgãos públicos conseguem tomar iniciativas importantes para melhorar a educação brasileira. Aproveite cada detalhe e saiba como funciona para que você possa participar também ou saber se a sua escola está participando.

Não é necessário fazer nenhuma inscrição projeto presença para que os interessados possam participar e isso aconteceu quando o programa foi implantado. Para se ter uma ideia, temos em torno de 55 milhões de alunos presentes no programa e que cujos dados estão sendo recebidos e analisados para entendermos a frequência escolar.

O objetivo é fazer o acompanhamento do acesso e também na permanência dos alunos nas escolas e sabemos que existem muitas regiões em que acontece muita evasão de alunos e por isso que é importante que o Ministério da Educação tem conhecimento dessas informações para que ele possa tomar uma iniciativa.

Podemos fazer um acompanhamento por região e também por período, existências dois tipos de filtros para que possamos acompanhar os detalhes e você deverá escolher aquela informação que você acha melhor para absorver e que também vai atender ao tipo de retorno que você deseja. Muitos programas usam a frequência escolar do aluno como critério de seleção e esse sistema pode ajudar nisso.

Na dúvida sobre como participar do projeto presença 2019, não deixa de estar entrando em contato com a secretaria escolar da instituição de você estuda para verificar se ela já está participando desse programa e assim fica mais fácil de você Verificar se os seus dados estão sendo disponibilizados para o Ministério da Educação.

A participação é cada vez mais importante e somente através do contato com as informações e indicadores necessários é que o Ministério da Educação junto com o INEP vai poder criar algum tipo de iniciativa para corrigir os problemas que podem acontecer em qualquer canto do Brasil e por isso que é fundamental que você esteja por dentro e também acompanhe a evolução do mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *