Programa Primeira Infância 2024 – Como Funciona, Inscrição

Inscrição Programa Primeira Infância 2024

O Programa Primeira Infância foi criado pelo Governo Federal, através da Lei nº. 13.257 de 08 de março de 2016, com o objetivo de atender crianças entre 0 e 6 anos em vulnerabilidade social. Confira a seguir como fazer a inscrição no Programa Primeira Infância 2024.

programa-primeira-infancia

O que é o Programa Primeira Infância Melhor?

Os obstáculos enfrentados por este programa são das mais diversas ordens, desde o acesso à saúde, educação de qualidade até a preocupação com a redução da mortalidade infantil, a qual teve um aumento significativo após mais de 15 anos em controle. É uma política voltada as crianças e busca também fornecer cultura e lazer, além de proteger da violência e exposição ao mercado consumista precocemente.

O programa é importante, pois visa diminuir, a longo prazo, o envolvimento em atividades ilícitas, evitando que menores entrem no mundo do crime organizado. Ainda, a redução do índice de evasão escolar, proporcionando melhores condições de vida as famílias, e a diminuição de adultos com comportamentos agressivos, oriundos de influências do ambiente onde cresceram.

As futuras mamães estão inseridas nas políticas públicas do PIM – Primeira Infância Melhor, como é conhecido popularmente. Para elas, há o acompanhamento a domicílio, bem como orientações e cuidados sobre a gravidez. Estas medidas são realizadas pela Assistência Social do local onde a criança e sua família se encontram inseridas.

Forma de Atendimento do Programa Primeira Infância

O Programa Primeira Infância objetiva fortalecer ao importância do núcleo familiar sadio no desenvolvimento da criança. Ele funciona por visitas domiciliares que ocorrem semanalmente, onde são feitas atividades recreativas com as crianças, voltadas ao desenvolvimento cognitivo. O programa se encontra dividido em duas modalidades, a Modalidade Individual e a Modalidade Grupal.

Na Modalidade Individual são atendidas crianças de 0 a 3 anos e gestantes, através de visitas semanais com duração estimada em 1 hora. Já na Modalidade Grupal, são atendidas crianças de 3 a 5 anos, por meio de visitas semanais com duração de cerca de 1 hora, onde o objetivo central e promover a integração da criança e sua família com a comunidade.

O Programa Primeira Infância Melhor realiza várias ações na comunidade, entre elas:

  • Visitas domiciliares semanais, realizadas pelos visitadores, os quais atendem famílias carentes, visando atender as crianças de 0 a 6 anos, melhorando sua qualidade de vida;
  • Atendimento as gestantes, encaminhando-as para a realização do pré-natal e acompanhamento médico, bem como fornecendo informações sobre a importância da amamentação;
  • Ações que visem a redução da mortalidade materna e infantil e facilitem o acesso das famílias em vulnerabilidade social aos sistemas de saúde;

Estas são algumas das ações que o PIM proporciona as crianças e suas famílias em situação de risco e vulnerabilidade social.

programa-primeira-infancia-melhor

Cadastro Programa Primeira Infância 2024

Para participar do programa não há custos, ele é totalmente gratuito, se constituindo em um programa social criado pelo Governo Federal, no intuito de atender crianças carentes.

Veja como Funciona o CadÚnico:

Portanto, ao interessado em participar, basta se dirigir ao CRAS ou a Secretaria de Desenvolvimento Social de sua cidade para obter maiores informações. O Programa Primeira Infância é oferecido a nível municipal, sendo que os postos de atendimento estão distribuídos pelos bairros mais pobres e violentos da cidade.

Equipe de Redação Programas SociaisRedação Programas Sociais

Contamos com uma equipe de redação com profissionais especializados em Programas Sociais, nossa revisora de conteúdo também trabalha como Assistente Social no CRAS de sua cidade, com isso garantimos uma excelente qualidade no conteúdo aqui disponibilizado, para você que deseja receber alguns dos benefícios sociais, conseguir fazer o seu cadastro único de uma forma prática, evitando burocracias.

Se gostou, curta e compartilhe: