Operação Pente Fino INSS 2019

O que é Pente Fino INSS?

A operação pente fino INSS 2019 está sendo um procedimento muito importante para o próprio órgão e também para toda população. Precisamos entender porque esse conceito foi adotado e em quais casos ele vai acontecer, não se preocupe ver que reunimos aqui todas as informações que vão responder essas dúvidas.

operacao-pente-fino-inss-e1535934584109

O procedimento foi criado com o intuito de verificar quem realmente tenho direito de continuar recebendo pelo benefício que está sendo pago e isso foi necessário pelo fato de que existiam muitas pessoas que estão recebendo benefícios e que não estavam mais atendendo os requisitos necessários para que isso pudesse acontecer.

Essa é uma maneira que o Instituto Nacional da Seguridade Social viu de acabar com as irregularidades nos pagamentos dos benefícios. Agora que você entende como funciona o pente fino INSS 2019, o próximo passo é você estar por dentro dos prazos que isso vai acontecer para que você possa se preparar, caso você seja solicitado em fazer a comprovação que eles pediram.

Pode ser que o INSS tem que fazer o procedimento em benefícios específicos e nos últimos meses aquele escolhido foi a aposentadoria por invalidez e o cidadão tem que saber como ele deve se preparar para que isso possa acontecer.

Já faz alguns anos que esse procedimento está sendo aplicado e é cada vez maior número de pessoas que ficam preocupadas com ele para não correrem o risco de terem o benefício suspenso ou até mesmo cancelado. Mas a partir do momento em que você atende os os requisitos não tem porque o órgão fazer a suspensão do pagamento para você, mas caso exista algum tipo de irregularidade é muito provável que isso vai acontecer.

Agora que você entende o que é pente fino INSS 2019, vamos deixar aqui as instruções necessárias para que você faça a sua preparação para que o procedimento possa ser realizado o quanto antes. Quem realiza esse procedimento é o próprio governo federal e ele vai acontecer todos os anos.

A partir do momento em que mencionamos que o procedimento vai acontecer todos os anos é muito importante que você tenha conhecimento de que os prazos são aplicadas de acordo com o tipo de benefício que passará pela operação e também de acordo com o exercício financeiro. Então a data que foi aplicada no ano de 2018, por exemplo, não serve para esse ano e você tem que saber as datas atualizadas para poder se programar certinho.

Vamos conhecer agora as informações sobre como se preparar para o pente fino 2019:

  • Você receberá uma carta de convocação do INSS;
  • Após essa notificação, o beneficiado tem cinco dias úteis para agendar a perícia;
  • O agendamento da perícia pode acontecer pela central de atendimento do INSS;
  • Anote o número da central de atendimento: 135.

Muito importante que todas as pessoas respeitem as datas agendadas pela perícia médica pente fino 2019. Isso acontece porque a partir do momento em que você selecionou uma data em um horário para realizar esse procedimento é importantíssimo que você compareça para evitar qualquer tipo de pendência. Além disso, você ainda pode ter o direito de não realizar o procedimento porque não compareceu, então é muito importante que você justifique ou até desmarque caso você não consiga estar indo.

A sua preparação é muito importante e fazer o processo com antecedência é ainda mais e hoje você não consegue ter acesso a informação que você precisa para poder fazer qualquer tipo de procedimento dentro das agências do INSS. Então não deixe para última hora e procure se organizar bastante.

como-funciona-pente-fino-inss-e1535934597680

Operação Pente Fino INSS 2019, Prazo

É difícil responder as questões relacionadas ao prazo da operação pente fino INSS 2019 pelo fato de que essa informação pode variar muito de procedimento para procedimento. Isso acontece pelo fato de que a data estabelecida não será aplicada para todos os benefícios, então pode acontecer do órgão disponibilizar um prazo para fazer o procedimento em algum tipo de benefício que você não recebe.

A melhor maneira de você acompanhar as informações sobre esse tipo de detalhe é acessando o site do INSS. Esse site vai reunir todas as informações relacionadas às operações, benefícios e demais responsabilidades que são desse órgão, e a melhor maneira de você ficar por dentro sobre todos os detalhes é consultando ele.

A data para o pente fino 2019 pode mudar a qualquer momento e quando isso acontecer é muito importante que você esteja preparado, conforme colocamos acima, a sua preparação envolve muitos detalhes e você tem que ter conhecimento disso, caso não tenha entendido, não deixe de estar verificando o que está descrito no tópico anterior.

É cada vez maior o número de pessoas que precisam realizar esse procedimento e assim que você for convocado também será importante que você saiba Como se organizar e como fazer as coisas corretamente para não correr o risco de ter o seu benefício suspenso.

1 Comentário em “Operação Pente Fino INSS 2019

  1. Meu irmão tem 39 anos que é aposentado por invalidez. Ele tem 56 anos será que ele será chamado para perícia..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *