Concursos Públicos 2019 CadÚnico

Isenção nos Concursos Públicos 2019

Diversas pessoas, em todo o Brasil, participam de concursos públicos federais, estaduais e municipais. E muitas delas precisam fazer a isenção da inscrição porque os valores podem ser um pouco altos, tudo sempre vai depender do cargo que está sendo disputado.

isencao-taxa-concurso-publico-cadunico-e1530394687433

Surgiram muitas dúvidas sobre o processo de solicitação de isenção dos concursos e por isso que procuramos reunir aqui as informações necessárias para entendermos como é que ela acontece e Em que casos ela pode ser solicitada. Assim fica bem mais fácil de você entender o que deve ser feito.

Pedir a isenção é bem mais simples do que a maioria precisa, mas existem alguns passos que precisam ser dados para que isso possa acontecer e é justamente esses detalhes que iremos tratar aqui para você não ficar com nenhuma dúvida sobre o que precisa ser realizado.

Será através do programa conhecido como o cadastro único que os interessados poderão solicitar a isenção concursos públicos 2019. Mais uma vez, esse programa se mostra bastante eficiente e importante para diversas frentes.

Para quem não se lembra ou não conhece, o programa cadúnico foi iniciado pelo governo federal e tem o objetivo de reunir uma base de dados de todas as famílias de baixa renda que desejam participar de vários programas sociais, entre outros benefícios também.

Para você entender um pouco mais sobre os diferentes programas e benefícios que utilizam essa base de dados, basta que você se lembre da Bolsa Família, isenção no ENEM, Garantia Safra, entre vários outros. Por isso que ele vem se mostrando cada vez mais importante.

Sabemos que as inscrições em concursos públicos possuem taxas um pouco altas e principalmente para cargos de nível superior e em esferas federais. Mas agora temos a opção de pedir isenção e esse programa está aí justamente para auxiliar nesse procedimento.

O que é Cadúnico?

O cadúnico é um programa que reúne informações das famílias de baixa renda. Como ele concentra uma única base de dados é possível que outras frentes como o governo estadual e municipal faça consulta Sempre que precisar dos critérios de seleção atendidos pelas famílias de baixa renda.

Foi uma iniciativa bastante inteligente e que veio para facilitar diversos procedimentos e principalmente a solicitação de isenção de inscrições e recebimento de benefícios gerais.

Com o cadastro único concursos públicos 2019, ficou bem mais rápido de você solicitar a sua inscrição.Mas você não deve se esquecer de fazer a leitura do edital para que você veja as particularidades sobre esse processo de isenção e entenda um pouco mais sobre ele e sobre como ele está funcionando também.

O edital de cada concurso vai conter as informações que você precisa saber para pedir a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos 2019 e será importantíssimo que você leia essas informações. Essa invenção se destina as pessoas inscritas no cadastro único que são aquelas de baixa renda.

De acordo com as regras descritas no edital, o interessado deverá fazer o processo de isenção da taxa. Por isso que se faz necessário ler essas informações para você entender melhor como elas vão funcionar.

cadunico-concurso-publico-2019-e1530394713527

Como fazer cadastro programa Cadúnico?

Será necessário que você realize o seu cadastro programa cadúnico para que você possa pedir a isenção da sua inscrição em qualquer concurso que você for participar. Por isso que a premissa é sempre você garantir que os seus dados estão disponibilizados nesse programa, para que depois você possa pedir a sua isenção.

Mas algumas famílias possuem dúvidas sobre o processo de inscrição e a queremos esclarecer esses pontos para que fique mais claro o seu entendimento sobre o assunto. Não existe muito segredo, mas também não é possível fazer o processo online.

Quando você for realizar a sua inscrição cadúnico, será necessário procurar o atendimento presencial autorizada da sua cidade para que o procedimento seja feito. Ainda não tem como fazer online e na maioria das regiões o órgão responsável é o CRAS, mas pode ser que tenha outras opções também, você vai precisar verificar essa informação.

Essas são as orientações para  sua inscrição:

  • Procure o CRAS ou outro órgão autorizado da sua região e faça a inscrição;
  • Necessário que apenas um membro da família compareça para que a inscrição seja feita;
  • O membro precisa ter idade superior a 16 anos.

Colocamos acima algumas informações que você precisa considerar na hora de fazer o seu processo de cadastro e sempre tendo atenção também quanto aos documentos que você vai precisar apresentar. Esses documentos serão tanto da pessoa que está fazendo a requisição da inscrição, como também da família.

Agora que você sabe como fazer a inscrição concurso público cadastro único, não deixe de estar solicitando a sua isenção na participação de qualquer processo seletivo e saiba que isso Será aplicado tanto para as provas federais, estaduais e também municipais. Não tem limitação quanto à esfera de atuação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *