Como Fazer o Cadastro Único

O que é o Cadastro Único?

Na dúvida sobre como fazer o cadastro único é importante acompanhar aqui as informações que iremos colocar e não tem muito segredo para você fazer o seu, mas antes de realizar é muito importante entender quais são os documentos que você deve apresentar e também onde você faz o seu.

cadastro-unico-como-fazer

O governo federal resolveu construir um programa chamado cadastro único com o intuito de permitir que as famílias disponibilização seus dados pessoais em uma única base de dados que seria utilizada para vários tipos de programas sociais. Para com isso nasceu um cadastro único que é muito importante para todas as pessoas que têm interesse em participar de iniciativas de todas as esferas do governo.

Depois que esse único banco de dados foi construído, ele também passou a ser consultado por outras esferas de governo. Isso significa dizer que não é apenas o governo federal que vai utilizar essa base de dados, o governo estadual e municipal também utiliza para os seus respectivos problemas sociais.

Devido a sua funcionalidade tão importante, ele passou a ser indispensável para todas aquelas pessoas que tem interesse em participar dos programas. Hoje você vai conhecer o que é o cadastro único e também como você pode estar realizando o seu, então fique por dentro para você saber mais e não perca a oportunidade de realizar o seu.

Quando você for realizar o seu cadastro é importante que você faça a apresentação dos documentos necessários para Isso poderá acontecer, abaixo colocamos alguns desses documentos para você já se organizar e poder fazer o seu cadastro o quanto antes. Aproveite para conhecer quais são eles:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de endereço;
  • Comprovante de renda;
  • Carteira de trabalho.

Tudo vai depender da quantidade de dependentes da família também, isso acontece porque se a família tiver algum dependente menor de idade será necessário fazer a apresentação de novos documentos. Esses novos documentos também vão variar de acordo com a faixa etária dos dependentes.

Os documentos para o cadastro único poderiam envolver a apresentação da certidão de nascimento, certidão de vacinação, certidão escolar, entre outros documentos que estão relacionados com o dependente da família. Então varia muito de família para família e a melhor forma de você saber todos os documentos que você deve apresentar é entrando em contato com o centro de referência de assistência social.

como-fazer-cadastro-unico-e1542714914651

Como Fazer o Cadastro Único

Conforme colocamos anteriormente é muito importante que você organize toda sua documentação para o cadastro único e depois procure o centro de referência de assistência social para você poder realizar o seu. Agora vamos explicar como é que você poderá realizar o seu cadastro nesse centro.

Ainda não é possível fazer o processo de cadastro online, isso significa dizer que não tem nenhum site que vai receber os seus dados e nem fazer um pré-cadastro. Então é importante que você saiba procurar atendimento presencial para você fazer esse procedimento quando ele for necessário.

Vamos entender como fazer o cadastro único e por que você precisa procurar esse centro. O centro de referência de Assistência Social é o local onde a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social pode contar com a ajuda do governo, logo, o atendimento também vai permitir que as famílias faça o cadastro único.

Um dos atendimentos mais realizados no Cras é justamente o cadastro único para programas sociais do Governo Federal, por isso que é muito comum que as famílias procurem esses atendimentos para poderem realizar o que precisam. Além disso, elas também procuram para poderem solicitar a participação em algum tipo de programa social disponível no momento.

Abaixo resumimos o processo de cadastro e você deve usar como referência para poder realizar o seu também:

  • Procure o Cras da sua região ou do seu bairro;
  • Leve toda documentação necessária;
  • Não se esqueça de entrar em contato com o telefone para verificar se a documentação necessária está correta;
  • Verifique o horário de funcionamento da unidade do CRAS para você procurar e receber retorno.

Essas são as principais orientações que você precisa seguir na hora de realizar o seu cadastro e sempre se lembrando de fazer isso o quanto antes porque esse processo é muito importante para você e toda sua família. Esse processo é que vai permitir que você possa receber os programas sociais.

Não existe nenhum tipo de custo para você poder fazer o cadunico, quanto a isso você não precisa estar se preocupando porque você não terá que pagar nada para poder garantir a sua inscrição dentro desse programa. Então tenha muita atenção, caso alguém vai te cobrar por isso.

Não deixe para última hora porque você pode estar perdendo a oportunidade de participar de vários programas sociais porque ainda não fez o seu cadastro. Não deixe de procurar a unidade e faça gratuitamente o seu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *