Embora o Cadastro Único ou CadÚnico exista há algum tempo, nunca tínhamos ouvido falar tanto sobre ele como nos últimos dois anos. Isso porque para suprir os prejuízos e perdas causadas pela pandemia e pelo fechamento de diversas atividades econômicas, o Governo Federal precisou criar novos programas e benefícios sociais, e para participar desses, era preciso cadastrar-se no Cadastro Único.
O que é Cadastro Único?
O Cadastro Único, chamado também de CadÚnico, é como um sistema que une todas as informações sobre aquelas famílias que estão em situação de pobreza ou de extrema pobreza. O Governo Federal, através dessas informações, possibilita a criação de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida dessas famílias.
Estão incluídas no Cadastro Único as famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou aquelas que ganham até três salários mínimos na renda total mensal. Atualmente, para participar de programas sociais é obrigatório estar cadastrado no Cadastro Único.
Programas que exigem o cadastramento no CadÚnico:
- Auxílio Brasil
- Benefício de Prestação Continuada
- Carteira do idoso
- Tarifa social da água
- Tarifa social de energia elétrica
- Programa morar bem
- Programa DF sem miséria
- Programa bolsa alfa
- Telefone popular
- Isenção de taxas em concursos público federais
- Isenção de taxas em concursos públicos distritais
- Fomento às atividades produtivas rurais
- Carta social
- Redução da contribuição previdenciária para fins de aposentadoria de dona de casa
- Programa Identidade Jovem
Para se cadastrar basta comparecer ao CRAS – Centro de Referência em Assistência Social mais próximo do seu município. Mas atenção, é necessário preencher alguns requisitos, como:
- Uma pessoa responsável, que possua no mínimo 16 anos de idade, para realizar o cadastro da família, que faça parte da família e more na mesma casa.
- O responsável pela família deve possuir CPF ou Título de Eleitor, e se possível, deve ser do sexo feminino.
- No caso de famílias indígenas ou quilombolas, não existe obrigação de uso do CPF ou Título de Eleitor, podendo apresentar outros documentos.
Para concluir o cadastro será necessário apresentar ao menos um dos documentos listados abaixo de todas as pessoas incluídas na família:
- Certidão de nascimento
- Certidão de casamento
- CPF
- RG
- Certidão administrativa de nascimento indígena
- Carteira de trabalho
- Título de eleitor
- Comprovante de endereço
O que é código familiar do Cadastro Único?
O código familiar é uma numeração que faz parte do Cadastro Único, essa numeração permite que o governo identifique os dados das famílias cadastradas no Cadastro Único. O código familiar facilita a distribuição dos auxílios para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade.
A análise feita, através do código familiar auxilia na escolha das famílias que possuem direito aos benefícios, consultando informações relacionadas a renda mensal familiar, quantidade de membros na família e o local onde moram.
Há quem confunda o código familiar com o NIS, no entanto, eles disponibilizam informações distintas. Enquanto o código familiar presta informações da família, o NIS fornece informações pessoais, como nome, sexo, idade, número de documentos, entre outros.
Como saber o número do código familiar?
São disponibilizadas três opções para consultar o número do código familiar. Veja quais são elas logo abaixo.
- Site Meu CadÚnico: Acesse o site oficial do CadÚnico e escolha a opção “Consulta simples”, informe os dados solicitados na página seguinte, marque a opção de que não é um robô e clique em emitir certidão. Ao finalizar esse passo a passo, será gerado um documento e nele você terá acesso a diversas informações, dentre elas, o número do código familiar. Atenção: Os dados informados na consulta, devem ser os mesmos informados no momento do cadastro.
- Ministério da Cidadania: É possível fazer a consulta também através da Central telefônica do Ministério da Cidadania. Para isso, ligue no número 0800 707 2003. O atendimento ocorre das 07h às 19h, de segunda à sexta-feira e também nos fins de semana, das 10h às 16h. Para efetuar a consulta será necessário informar o nome completo do titular, data de nascimento do titular, nome da mãe do titular e estado e município onde o titular mora.
- Aplicativo Meu CadÚnico: O primeiro passo para consultar o número do código familiar usando o aplicativo Meu CadÚnico, é baixar o aplicativo em seu aparelho celular. Após o download, abra o aplicativo e inicie o cadastro informando todos os dados que forem solicitados pelo aplicativo. Finalizado o cadastro, é hora de fazer o login. Quando estiver na página inicial do aplicativo, clique em Consulta simples. A partir disso será gerado um documento, igual ao acessado no site, neles constarão diversas informações, incluindo o número do código familiar.
Vale a pena lembrar que, mesmo após o cadastro e após o recebimento do benefício, o usuário deve manter seus dados atualizados. Qualquer mudança, como aumento de grupo familiar, por exemplo, deverá ser informada para evitar que aconteça a perda do benefício por algum motivo.