Assistência Social CadÚnico CRAS

Qual o Papel da Assistência Social?

A assistência social vem fazendo papel muito importante em todo Brasil e cada vez mais é possível acompanhar os resultados. Hoje esse sistema também está à frente de vários programas criados pelo governo federal e aqui iremos conhecer um pouco mais sobre eles e também sobre o cadastro único.

assistencia-social-cadunico-cras-e1530456521593

O governo federal resolveu criar uma base de dados única para que as famílias de baixa renda pudessem disponibilizar as suas informações e que elas pudessem ser consultadas por diversos programas sociais, mesmo que eles sejam de esferas diferentes.

Agora ficou menos burocrático você participar do processo de inscrição de algum programa social a partir do momento em que você sabe que ele vai usar os seus dados que já estão no cadastro único. Caso você ainda não tenha realizado esse cadastramento e disponibilizado os seus dados e também os dados da sua família, saiba que vale a pena você dar uma olhada.

A partir do momento em que você reúne os seus dados nessa base, fica bem mais fácil para que você possa facilitar o processo de inscrição. Até mesmo porque a obrigatoriedade de muitos programas é o cadastramento nessa base de dados. Você vai poder entender como realizar o seu com base nas informações que iremos disponibilizar aqui.

Agora que entendemos o papel da Assistência Social cadúnico, o próximo passo é saber garantir a sua inscrição e isso será visto com detalhes no próximo tópico.

Assistência Social Cadúnico

Conforme mencionamos no tópico acima é muito importante que você esteja por dentro do seu cadastro e que ele esteja criado para que você possa participar de inúmeros programas sociais e será através do cadastro único assistência social que você vai conseguir disponibilizar os seus dados.

Os dados das famílias de baixa renda são importantíssimos para concessão de benefícios como Bolsa Família, isenção de taxa em concurso público ou vestibular, isenção da taxa de inscrição do Enem, programa garantia Safra, programa Minha Casa Melhor, entre vários outros.

Por isso que não podemos nos esquecer de que é muito importante fazermos o cadúnico o quanto antes para que possamos participar dos programas que temos interesse. Claro que outros requisitos serão cobrados, mas o primeiro passo é você ter os seus dados nessa base.

Para saber maiores informações sobre o papel e também a importância que a assistência social tem feito em todo o Brasil, recomendamos que você entre no site para verificar um pouco mais sobre e através do site do Ministério do Desenvolvimento Social é que você encontra as informações Reunidas para você consultar.

Aproveite bem os conteúdos e orientações disponíveis no site para você saber mais sobre esse órgão.

assistencia-social-cadastro-unico-cras

CRAS – Centro de Referência de Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social, também chamado de CRAS, é um órgão que executa diversos serviços e programas sociais que são desenvolvidos pela esfera federal, estadual e municipal. Por isso que ele vem sendo tão importante nos últimos anos e tem sido responsável por inúmeros processos diferentes.

Por meio dele é que as famílias realizam o cadastro em um dos programas mais importantes já criados pelo Governo Federal. Esse programa é conhecido como cadastro único.Conforme mencionamos anteriormente, será por meio dele que o governo vai pegar os seus dados e disponibilizar em uma única base para ser consultados por vários programas diferentes.

Os centros de assistência social são espalhados por todo o Brasil e tudo depende da região onde você está morando. No caso da região de São Paulo, por exemplo, temos em torno de 54 centros disponíveis para atendimento, mas essa não é a realidade que acontece em todo Brasil.

Você vai precisar verificar qual é o endereço do centro mais próximo de você para que os procedimentos possam ser realizados, caso você precise.

A inscrição Cadúnico CRAS, por exemplo, costuma ser realizada sempre nesses centros, mas isso não significa que em outra região do país não tenha outros órgãos responsáveis também, você vai precisar verificar as condições para sua região e o que está sendo aplicada para ela.

Além de verificar o endereço e também os órgãos responsáveis por fazer o cadastro único na sua região, procure não se esquecer de verificar também qual é a documentação que você vai precisar apresentar. Essa documentação vai envolver tanto a sua, como também a da sua família.

Quando você for fazer o seu cadastro único no CRAS, você vai verificar que eles vão cobrar documentos como:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento.

Esses dados serão cobrados também dos entes familiares que compõem a família atualmente e é muito importante que você mantém os dados sempre atualizados. Existem muitos programas que vão cobrar que a família participe mediante as condições de ter os dados atualizados pelo menos há 24 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *